Informativo de Jurisprudência traz decisão sobre revisão de valor desproporcional de astreintes
A decisão foi dada no julgamento do EAREsp 650.536, relatado pelo ministro Raul Araújo
A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou a edição 691 do Informativo de Jurisprudência. A equipe responsável pelo produto destacou dois temas.
Em julgamento da Corte Especial, foi decidido que "é possível que o magistrado, a qualquer tempo, e mesmo de ofício, revise o valor desproporcional das astreintes". A decisão foi dada no julgamento do EAREsp 650.536, relatado pelo ministro Raul Araújo.
No segundo julgado destacado na edição, a Quinta Turma decidiu, por unanimidade, que "o posterior requerimento da autoridade policial pela segregação cautelar ou a manifestação do Ministério Público favorável à prisão preventiva suprem o vício da inobservância da formalidade de prévio requerimento". O AgRg no RHC 136.708 foi relatado pelo ministro Felix Fischer.
Conheça o Informativo
O Informativo de Jurisprudência divulga periodicamente notas sobre teses de relevância firmadas nos julgamentos do STJ, selecionadas pela repercussão no meio jurídico e pela novidade no âmbito do tribunal.
Para visualizar as novas edições, acesse Jurisprudência > Informativo de Jurisprudência, a partir do menu no alto da página. A pesquisa de informativos anteriores pode ser feita pelo número da edição ou pelo ramo do direito.
Mantida inelegibilidade de candidata por prestação de contas não informadas devido ao aviso de correspondência
Decisão gerou divergências, e um Grupo de Trabalho será criado para debater nova normativa para regulamentar formato de intimação
Nunes Marques nega pedido de impeachment de Gilmar Mendes
Ele negou nesta quinta-feira (15/4) um pedido de impeachment contra o seu colega Gilmar Mendes. A solicitação foi feita pelo ex-procurador-geral da República Claudio Lemos Fonteles
Municípios devem concentrar esforços na alimentação de dados do vacinômetro da covid-19, orienta Agevisa
Vários municípios estão trabalhando no limite de capacidades de atuação e no geral apressam a aplicação, mas demonstram dificuldades para informar os dados referentes à aplicação das doses
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook