Iniciativas de tecnologia do TJRO, 1º tribunal 100% integrado na plataforma nacional do Judiciário, são apresentadas ao TJMG
Referência nacional em IA, Justiça de Rondônia apresentou os sistemas utilizados para funcionamento a CPE
Em continuidade à visita ao Poder Judiciário de Rondônia com objetivo de conhecer o funcionamento da Central de Processos Eletrônicos – CPE, uma equipe do Tribunal de Justiça de Minas Gerais se reuniu nesta quinta-feira, 9, com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação – STIC, do TJRO. Desde o início da semana, uma comitiva está em Porto Velho para conhecer a expertise da Justiça na implantação da central, que substitui a presença de cartórios.
Inaugurada em 2016 para dar maior celeridade e economicidade ao Poder Judiciário de Rondônia, a CPE do 1º grau integra a estrutura da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) e é modelo para outros tribunais brasileiros.
Ao apresentar os recursos necessários para a gestão de processos na CPE, a secretária da Stic, Ângela Carmen, destacou o empenho do judiciário de Rondônia em desenvolver inovações, como por exemplo, a Lexia, robô de automatização que impulsiona o andamento de processos. O TJRO aliás é pioneiro em soluções de IA, a exemplo do Codex, uma plataforma nacional desenvolvida pelo próprio TJRO em parceria com o CNJ e peça-chave na modernização do Judiciário brasileiro, pois consolida as bases de dados processuais e, assim, provê o conteúdo textual de documentos e dados estruturados. E o tribunal de Rondônia é o primeiro do país a estar totalmente integrado a esta plataforma.
Visita à CPE
A equipe também visitou o espaço físico da CPE nesta semana para conhecer a gestão de pessoas na unidade, que está localizada no Fórum Geral César Montenegro.
Participaram da reunião, representando o TJMG: o gerente do Centro de Informação Institucional, Luís Cláudio de Souza Alberto; o gerente do Centro de Gestão, Padronização e Qualidade dos Processos, Rafael Lopes; o gerente de fiscalização da Corregedoria Geral da Justiça, Iácones Batista Vargas e a diretora da Secretaria de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instância, Bruna Eduarda Medeiros de Sousa.
Fiscalizações em fóruns, visitas em obras e reuniões com magistrados marcam correições da CGJ no interior do Estado
Nesta quinta-feira, 9 de maio, as atividades se concentram em Rolim de Moura
TJRO mantém condenação de 22 anos a tio acusado de abusar de sobrinho
O réu era casado com a tia materna da criança. A sessão de julgamento ocorreu na quarta-feira, 8 de maio
Pensão na gestação: advogado Daniel Romano Hajaj esclarece como funciona
IO especialista fala sobre o pedido de alimentos gravidicos caso a gestante seja abandonada materialmente
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook