Inquéritos policiais serão recebidos pelo TJRO de forma virtual
Sistema de "Peticionamento Inteligente" foi criado pelo PJRO e auxiliará nas atividades criminais
O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) receberá os inquéritos policiais via "Peticionamento Inteligente", definiu a Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ-RO). A plataforma foi desenvolvida pelo Setor de Comunicação, Tecnologia e Informação (Stic) do TJRO, e possibilita às polícias Civil, Federal, Ambiental e Militar enviarem processos virtualmente.
A medida está amparada pelo Provimento 006/2021, que definiu o fluxo de funcionamento do Sistema de Processo Judicial Eletrônico Criminal (PJeCrim). (Acesse o Diário da Justiça Eletrônico n° 55, de 24-03).
Autos de prisão em flagrante e inquéritos policiais serão tramitados a partir da nova ferramenta. O Provimento também esclarece sobre dias não úteis e comarcas do interior.
A aplicação tem como escopo o de viabilizar a inclusão digital de órgãos que ainda não dispõem de sistema de tramitação eletrônica, como a Polícia Judiciária, que tramitará o inquérito fisicamente, até que seja relatado.
Segundo o coordenador de implantação do PJeCrim e juiz auxiliar da CGJ-RO, Cristiano Gomes Mazzini, regulamentar o fluxo de entrada dos inquéritos e autos de prisão em flagrante é importante para padronizar o funcionamento da ferramenta, simplificar seu uso e, acima de tudo, ampliar o acesso à Justiça Pública Criminal, independentemente da existência de assinatura digital.
PJeCrim
O provimento está incluso no cronograma de implantação do sistema do PJeCrim no Estado de Rondônia, que já está implantado em 82,6% das unidades judiciárias do PJRO. O trabalho iniciou em junho de 2020, como iniciativa do Plano de Gestão para o biênio 2020-2021.
Até o momento, o PJe Criminal já foi implantado em 19 comarcas: Alvorada do Oeste; Buritis; Cerejeiras; Colorado do Oeste; Costa Marques; Espigão do Oeste; Machadinho do Oeste; Nova Brasilândia do Oeste; Ouro Preto do Oeste; Rolim de Moura; Santa Luzia do Oeste; Pimenta Bueno; Presidente Médici; São Francisco do Guaporé; São Miguel do Guaporé; Alta Floresta do Oeste; Cacoal e Jaru.
Em 2021, a intenção é que o sistema seja implantado em mais quatro comarcas: Ariquemes, Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Porto Velho.
Justiça condena empresa a pagar R$ 15 mil por dano moral coletivo, em razão de degradação em reserva ambiental
A 2ª Câmara Especial do TJRO manteve a obrigação de recuperação da Resex Jaci-Paraná, degradada para pecuária
UNIR tem sua primeira patente concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial
A tecnologia dessa patente refere-se a uma luminária LED RGBW aplicada a microscópio óptico, especificamente, na análise de amostras cujos meios de iluminação compreendem uma unidade de LED RGBW
Por meio do Proampe, Governo de Rondônia capacita agentes de crédito para atender micros e pequenos empresários de Rondônia
O programa de ampliação de microcrédito é considerado meta prioritária do Planejamento Estratégico do Governo Estadual
Comentários
"esqueceram de combinar com os russos" ... sempre assim, resolvem as coisas de forma atabalhoada... não se preocupam com as delegacias que estão sem recursos e distantes ... é uma vergonha que o TJ-RO trate os operadores do sistema jurisdicional com tamanha falta de respeito... não temos scaner, não recebemos treinamento sobre o peticionamento... não recebemos nenhum provento para fazer serviços para o TJ-RO, e insistem em nos colocar mais tarefas a serem cumpridas de qualquer jeito...
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook