Intenção de consumo de Porto Velho cresce pelo quinto mês consecutivo

Índice da capital rondoniense revela uma tendência de aumento nas vendas do fim do ano.

Assessoria
Publicada em 25 de outubro de 2021 às 10:47
Intenção de consumo de Porto Velho cresce pelo quinto mês consecutivo

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) deste mês, o objetivo da pesquisa é produzir um indicador que possa medir a percepção que as famílias têm sobre o nível futuro de propensão a consumir em curto e médio prazo. 

Em nível nacional, a Intenção de Consumo das Famílias se estabilizou em outubro, depois de quatro meses consecutivos de alta, o indicador apurado teve crescimento mensal nulo, atingindo 73,2 pontos. Apesar da falta de variação, o índice apresentou o maior nível desde março de 2021, quando registrou 73,8 pontos, e superou os 68,7 pontos de outubro de 2020. Ainda assim, permaneceu abaixo do nível de satisfação (100 pontos), fato que vem ocorrendo desde abril de 2015. Já a intenção de consumo das famílias de Porto Velho permaneceu em crescimento pelo 5º mês alcançando o seu maior patamar (70,4 pontos), ou seja, 7,5% maior do que o alcançado em outubro do ano passado (65,5 pontos) e 3,5% maior do que o resultado de setembro deste ano (68 pontos). Quatro subíndices se destacaram apresentando crescimento melhores, que são o Nível de Consumo Atual (10,7 %), Compra a Prazo (Acesso à Crédito) 5,7%, Emprego Atual 3,9% e Perspectiva de Consumo 3,8%, o que proporcionou ao indicador alcançar o maior patamar deste ano e em doze meses. Somente a Perspectiva Profissional (-1,4%) e o Momento para Duráveis (-1,1%) apresentaram resultados negativos em relação ao mês anterior. 

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia, Raniery Araujo Coelho, “O comportamento da Intenção de Consumo de Porto Velho consolida a tendência de uma perspectiva mais favorável em relação ao consumo nos próximos meses, principalmente levando em conta o Decreto nº 26.461, de 15 de outubro de 2021, que liberou, definitivamente, as restrições às atividades econômicas”. Para o dirigente empresarial, "Mesmo com as incertezas provenientes da inflação mais alta e do aumento dos juros, os resultados indicam que o consumo em Rondônia continua se recuperando em relação ao ano passado e tende a aumentar com as vendas de final de ano”. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Moda praia verão 2022

Moda praia verão 2022

O verão está chegando e as tendências da moda praia já estão com tudo. Confira quais são e aproveite os dias de calor intenso