Principais tipos de cera para pisos

A cera melhora o aspecto dos pisos e traz mais brilho para os materiais

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 25 de outubro de 2021 às 10:38
Principais tipos de cera para pisos

As ceras são produtos utilizados para limpar os pisos. Sua função é melhorar o aspecto dos materiais, devolvendo o brilho original, além de criar uma camada que protege as peças contra pequenos arranhões.

Muito utilizadas na limpeza de escritório e também de residências, elas proporcionam mais higiene ao ambiente e devem ser antiderrapantes para evitar acidentes. 

Tipos de cera para pisos

Existem diferentes tipos de ceras no mercado e cada uma delas é indicada para modelos de pisos ou ambientes específicos. Veja as principais: 

Ceras à base de carnaúba e petróleo

As ceras à base de carnaúba e petróleo são mais baratas e, por esse motivo, têm uma menor durabilidade. Suas partículas não formam uma camada protetora contra arranhões e o processo de secagem é relativamente lento, no entanto, com auxílio de uma enceradeira, oferecem o brilho esperado.

Seu uso é mais indicado em locais que não possuem muita movimentação de pessoas, visto que não são antiderrapantes.

Ceras sintéticas ou acrílicas

Embora as ceras sintéticas ou acrílicas sejam mais caras, elas são antiderrapantes, têm uma maior durabilidade, secam rápido, proporcionam um belo brilho e não precisam ser aplicadas com enceradeiras. 

Esses tipos de cera são indicados para pisos de madeira, de borracha, cerâmicos, de granito, entre outros. Inclusive, são muito utilizados em locais que possuem uma grande circulação de pessoas, como supermercados e shoppings. Isso porque elas criam uma camada de proteção bastante resistente sobre o piso, que preserva a qualidade das peças e facilita a limpeza.

Ceras sintéticas 3 em 1

Além de possuírem as mesmas características das ceras sintéticas ou acrílicas, as ceras sintéticas 3 em 1 também têm a vantagem de selar, dar acabamento e restaurar o piso de uma única vez, criando uma camada protetora ainda mais resistente.

Cera para ardósia

Normalmente, cada tipo de piso requer uma forma de limpeza específica, mas os pisos de ardósia são bem fáceis de higienizar, visto que aceitam bem qualquer produto. Em contrapartida, caso a intenção seja preservar o brilho do material, a indicação é usar a cera para ardósia segundo a cor das peças. 

A importância do tratamento para pisos

O tratamento para pisos é indicado para ambientes comerciais com um grande volume de pessoas e circulação constante, visto que estes locais costumam ter problemas de deterioração de pisos e acúmulo de manchas de difícil remoção.

Isso porque o acúmulo de poeiras e o desgaste causado pelo contato com objetos diversos que transitam sobre as peças ao longo dos anos torna a limpeza bastante complexa.

Provavelmente, você já deve ter se deparado com lojas, clínicas ou supermercados que possuem pisos maiores e brancos repletos de manchas e marcas. Esse tipo de deterioração é considerado normal devido ao fluxo diário de pessoas. Além disso, no caso de supermercados e grandes lojas, as máquinas de reposição de mercadorias contribuem bastante para esta condição.

No entanto, mesmo nesses ambientes, o sistema de tratamento de pisos, pode reduzir bastante os danos e devolver uma boa aparência às peças. O que é muito importante, visto que entrar em um local e ver o piso brilhante é sempre muito acolhedor. Mas, além da sensação de bem-estar, o tratamento, quando feito da forma correta, dos pisos também contribui para a saúde das pessoas e proporciona uma vida útil maior para o piso.

Embora o tratamento para pisos seja mais utilizado em ambientes comerciais, ele pode ser aplicado em qualquer tipo de revestimento. Basicamente, o processo é dividido em três etapas: renovação, impermeabilização e proteção. Por fim, entre os tipos de revestimento que podem receber o tratamento, alguns dos principais são: ardósia, mármore, madeira, granito, cimento queimado e cerâmica.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Moda praia verão 2022

Moda praia verão 2022

O verão está chegando e as tendências da moda praia já estão com tudo. Confira quais são e aproveite os dias de calor intenso