Investigação necessária
A população está com os olhos voltados à Câmara Municipal de Porto Velho a espera de uma decisão daquela Casa sobre a grave denúncia envolvendo o vice-prefeito Edgar do Boi (PSDC), acusado por um delator da JBS de receber dois milhões de reais de propina para defender os interesses da empresa na região.
A população está com os olhos voltados à Câmara Municipal de Porto Velho a espera de uma decisão daquela Casa sobre a grave denúncia envolvendo o vice-prefeito Edgar do Boi (PSDC), acusado por um delator da JBS de receber dois milhões de reais de propina para defender os interesses da empresa na região. Assim que pipocou a denúncia, o vice do prefeito Hildon Chaves (PSDB) pediu afastamento de suas atividades, mas só isso não é o bastante. Somente a apuração do caso permitirá separar o joio do trigo.
Afinal, quem postula um cargo público precisa fazer de sua vida um livro aberto, pois vai lidar com o patrimônio das pessoas e, portanto, com o destino de cada cidadão. Nesse sentido, reconheça-se, o Brasil tem avançado, nos últimos anos. Uma presidente da República foi apeada do cargo, políticos, empresários e funcionários corruptos foram parar atrás das grades, e outros tantos estão na alça de mira do Ministério Público e da Polícia Federal. Não é pouca coisa.
Agora, chegou a vez de o vice-prefeito Edgar do Boi enfrentar seu inferno astral. A denúncia é grave e, por isso mesmo, carece ser apurada pela Câmara Municipal, que, até o momento, não se manifestou a respeito do episódio. O Tribunal de Contas de Rondônia já entrou em campo. Quer saber se a conduta do senhor Edgar causou danos ao erário. A OAB/RO precisa fazer o mesmo.
A investigação precisa ser rápida e proceder de maneira transparente. A paciência da população chegou ao limite com essas coisas. Ela não mais aceita que fatos dessa natureza sejam empurrados com a barriga ou varridos para debaixo do tapete. Quem não tiver culpa no cartório, que prove sua inocência, sem, contudo, recorrer a velhos e manjados métodos como instrumentos para tergiversação até o episódio cair na vala comum do esquecimento.
É indispensável, portanto, a apuração da denúncia pela Câmara Municipal, tenha ou não fundamento. Afinal, antes que se faça a luz sobre os fatos, impossível estabelecer culpas e responsabilidades, pois não seria justo confundir cidadãos honrados com propineiros. O sentimento que impera na população de Porto Velho não é diferente do que domina o resto do país. Ela quer que tudo seja devidamente esclarecido, independente de quem sejam os acusados e acusadores.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook