IP desta semana desembarca em Rondônia e mostra problemas que ameaçam Amazônia
Interesse Público foi à terra indígena Karipuna, em Rondônia, para mostrar os crimes ambientais que colocam em risco parte da floresta na região. O programa vai ao ar nesta sexta-feira, às 20h, pela TV Justiça e pelo canal do MPF no YouTube
Foto: Reprodução/Interesse Público
Desmatamento, queimadas, pesca e caça irregular são alguns dos problemas que afetam a região amazônica. Nesta edição, o Interesse Público mostra, na segunda reportagem da série “Amazônia em Chamas”, como está a situação da região amazônica, em Rondônia. No estado, o Ministério Público Federal (MPF) investiga várias denúncias sobre crimes ambientais na terra indígena Karipuna. Segundo estimativa, os danos à floresta já ultrapassem os 22 milhões de reais em prejuízos.
Na Paraíba, o MPF lança a cartilha “Cidadão em Ação” para alertar a população sobre a importância de fiscalizar o uso do dinheiro público. O objetivo do projeto é combater a corrupção nas instituições públicas.
A preocupação com possível rompimento de 455 barragens também será pauta nesta edição. Desta vez, a equipe do IP visitou algumas regiões de Mato Grosso do Sul para mostrar que moradores de 55 municípios no estado estão preocupados. O motivo: após avaliaçõe,s foi constatado que muitas não recebem a manutenção adequada.
Reforma da Previdência é tema de discussão em São Paulo. Especialistas e o Ministério Público debateram os impactos da reforma na vida de mulheres, da população negra, LGBTs e deficientes.
E uma boa notícia para população do Rio de Janeiro: a Justiça seguiu entendimento do MPF e estabeleceu uma zona de amortecimento na Rebio Tinguá, reserva declarada pela Unesco, patrimônio da humanidade.
Tudo isso e muito mais você confere no Interesse Público desta semana.
Onde assistir– O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprises ao longo da semana. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Pará, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube.
O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país.
Mantido júri de arquiteta acusada de mandar matar os pais em Brasília
A defesa alegava que a sentença de pronúncia (decisão que submete o réu ao júri popular) seria nula por ter sido fundamentada em provas ilícitas
Supremo adota medidas que promovem maior segurança jurídica e transparência no julgamento de processos
Divulgação antecipada da pauta, priorização de casos com repercussão geral, ampliação do rol de processos que podem ser julgados em ambiente virtual são destaques de medidas adotadas pelo STF.
Audiência discutirá horário de funcionamento dos tribunais
Para o ministro Luiz Fux, é necessário estimular os órgãos envolvidos para que cheguem a uma solução coordenada e consensual
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook