Iperon promove “Dia Rosa” para conscientização às servidoras sobre os cânceres de mama e colo do útero
As servidoras foram orientadas sobre os cuidados com o próprio corpo, por meio de banners e panfletos, e também foi distribuído um laço rosa, símbolo da campanha
Em alusão ao Outubro Rosa, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon), promoveu às servidoras o “Dia Rosa”, uma ação que contou com o apoio do Comissão de Saúde do Trabalhador do Instituto. As servidoras foram orientadas sobre os cuidados com o próprio corpo, por meio de banners e panfletos, e também foi distribuído um laço rosa, símbolo da campanha.
Seguindo as determinações de distanciamento social para ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus, as servidoras retiraram o kit, tiraram fotos sem aglomeração e retornaram para suas salas.
O outubro rosa é uma campanha de conscientização, com o intuito de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero. De acordo com o médico do Iperon, Rodrigo Ranieri, a campanha serve para difundir informações sobre a doença, incentivar o autocuidado e realização do rastreamento precoce da doença, assim reduzindo a mortalidade.
“O câncer, em especial o de mama, é uma doença multifatorial que envolve desde a idade, passando por fatores hormonais, reprodutivos, comportamentais, genéticos e ambientais. Os bons hábitos de saúde devem ser seguidos desde sempre, principalmente envolvendo uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas que estimulem a atividade cardiorrespiratória”, declara o médico.
Os exames preventivos e de diagnóstico precoce para o câncer de mama são: mamografia ou o autoexame. “A mamografia é um exame para mulheres a partir dos 50 anos de idade (40 em alguns países), até os 69 anos, uma vez a cada dois anos, podendo ser iniciada mais precocemente e utilizando exames de imagem diferentes como a ultrassonografia mamária, caso haja sinais e sintomas suspeitos como nódulos mamários que persistem por mais de um ciclo menstrual, nódulos endurecidos e fixos que aumentam de tamanho repentinamente e outras características que o médico em uma avaliação regular de rotina pode detectar”, afirma o Rodrigo Ranieri.
O câncer de colo do útero pode ser detectado através do preventivo, conhecido também como exame Papanicolau, recomendado para mulheres de 25 a 64 anos, que já tiveram atividade sexual, de acordo com o doutor Rodrigo, o exame deve ser realizado a cada três anos, após dois exames normais consecutivos, com intervalo de um ano entre eles.
A assistente administrativa do Iperon, Rosemary Trajano faz anualmente os exames de prevenção. “Tenho 51 anos, fiz a primeira mamografia aos 38 anos. Nunca tivemos casos de câncer de mama ou útero na minha família, mas para mim é importante, porque por meio dos exames consegue-se detectar qualquer anormalidade”.
A prevenção do câncer de mama e de colo do útero é intensificada no mês de outubro, mas é importante que as mulheres se cuidem ao longo de todo o ano, o laço rosa é um lembrete sobre o cuidado, a força e a prevenção.
Cerimônia de premiação da 5º edição do Concafé vai acontecer de forma online
103 amostras foram classificadas como cafés especiais
PF usará drones para flagrar crimes como boca de urna
Drones vão sobrevoar zonas eleitorais para inibir condutas vedadas
MP obtém liminar que obriga Energisa a prestar serviço de energia elétrica de maneira contínua e de qualidade
De acordo com o apurado pelo MP, há anos, o fornecimento de energia tem sido prestado de forma insatisfatória, comprometendo rotinas domésticas e atividades comerciais naquela região
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook