Ismael Crispin denuncia alarmantes índices de violência contra a mulher em Rondônia e pede ações efetivas
Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam Rondônia como um dos Estados mais violentos do país para as mulheres
Durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ismael Crispin subiu à tribuna para abordar um tema crucial e urgente: o Agosto Lilás e os 17 anos da Lei Maria da Penha. Crispin ressaltou a importância da conscientização da sociedade brasileira sobre a necessidade de combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres.
Crispin exaltou o Agosto Lilás como um avanço importante para a proteção à mulher em âmbito nacional, uma campanha de divulgação e reafirmação da Lei Maria da Penha que visa a proteção dos direitos e a integridade física e emocional das mulheres.
No entanto, o tom do discurso mudou drasticamente quando o deputado trouxe à luz dados alarmantes referentes ao estado de Rondônia. Segundo o Relatório do 17º Anuário 2023 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Rondônia é um dos estados mais violentos do Brasil para as mulheres, ocupando o primeiro lugar em feminicídio, homicídio de mulheres, armas de fogo apreendidas e racismo.
"Porto Velho, nossa capital, figura como a quarta mais violenta do país, com um alarmante índice de homicídios por 100 mil habitantes. Não podemos nos omitir diante dessas estatísticas chocantes. Nós precisamos, enquanto Estado, assumir a responsabilidade de fazer políticas públicas que realmente deem resultados. Somos um Estado que tem crescido muito e que está muito bem avaliado em diversos segmentos, mas não podemos aceitar que estamos no pódio em relação a segurança e tratamento dado às mulheres. Não podemos ser o principal ator desse processo a nível nacional", declarou o deputado.
Na oportunidade, Crispin insistiu na urgência de ações enérgicas para combater esse cenário de violência contra as mulheres em Rondônia. “Enquanto parlamentar, enquanto Governo, enquanto Secretaria de Segurança precisamos fazer uma discussão palpável e que a nossa sociedade sinta de fato a transformação e eu espero, chegar em agosto de 2024 e poder comemorar a mudança desse cenário.
Em suas palavras finais, Crispin conclamou para que o Agosto Lilás seja um marco para a mudança e o início de um período de redução significativa desses números trágicos. "Que este Agosto Lilás seja de mudança e logo possamos celebrar a redução significativa desses números trágicos. Somente juntos poderemos construir uma sociedade mais justa, igualitária e livre de violência contra as mulheres”, finalizou o deputado.
Presidente Marcelo Cruz e deputados visitam o Ministério Público do Estado de Rondônia
Parlamentares foram recebidos pelo Procurador-Geral do MPRO, Ivanildo de Oliveira
Presidente da Alero é recebido no Tribunal de Justiça de Rondônia
Marcelo Cruz participou de encontro com presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia
TSE segue MP Eleitoral e cassa vereadores eleitos em municípios de SC, MG e PE por fraude à cota de gênero
Tribunal entendeu ter ficado comprovado que partidos utilizaram candidaturas femininas fictícias para burlar legislação eleitoral
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook