Jair Bolsonaro, o embuste
Se eleito, Bolsonaro não poderá emplacar nem dez por cento das maluquices que alardeia fazer
O deputado federal Jair Messias Bolsonaro provável candidato da extrema direita à presidência da República em 2018 é uma farsa das mais bem orquestradas na política deste país desde a ascensão de Getúlio Vargas ao poder na década de 30 do século passado. O militar aparece nas pesquisas de opinião com números robustos e se tudo se confirmar, deverá estar no segundo turno das próximas eleições com Lula ou outro candidato qualquer. Porém, representa tudo do mesmo: a mentira, a desfaçatez, o discurso de cachorro louco, a rompança desmedida e principalmente a esperança de dias melhores. Tudo isto já foi visto e vivido na política brasileira e não levou a nada. Collor é um dos maiores exemplos desta pantomina desnecessária e tresloucada. Se eleito, Bolsonaro não poderá emplacar nem dez por cento das maluquices que alardeia fazer.
O que os conservadores e reacionários eleitores do Bolsonaro não querem entender é que se tiver a infelicidade de ganhar o pleito, o seu candidato não pode fazer absolutamente nada do que promete nos palanques e nas redes sociais. Seu discurso radical só serve para angariar votos. Ele será candidato a um cargo no Poder Executivo, que não governa sozinho um país. Existe o Congresso Nacional, o Poder Judiciário, o Ministério Público e também a opinião pública e a oposição. Isso sem falar na conjuntura política internacional que de certa forma exerce influência nas decisões governamentais tomadas pelos dirigentes de alguns países. O Brasil pertence à OEA, Organização dos Estados Americanos, à ONU e a várias outras organizações como o MERCOSUL, BRICS, G-20 e é signatário de vários acordos, convenções e tratados.
O mundo mudou, e muito, depois da aventura militar de 1964 no Brasil. E Bolsonaro sabe disto. Ele mesmo não tem quase nenhuma aceitação nos quartéis. Torturas, perseguições políticas, maus tratos a oposicionistas, conchavos espúrios, golpes, decisões antidemocráticas, desrespeitos aos direitos humanos, imposição de ideologias fracassadas não são mais aceitos como meios de se governar uma nação moderna. Ele é o primeiro a não acreditar nas tolices que tanto prega. Usa a mídia e o seu discurso ultrapassado e recheado de ódio apenas para cooptar votos dos eleitores mais estúpidos. Ninguém governa sozinho um país complexo como o Brasil nas atuais circunstâncias. Por isso, o capitão é uma farsa naquilo que prega. É um engodo que só tem aceitação na cabeça dos cidadãos menos escolarizados e vingativos na política.
Quem vota em Jair Bolsonaro e o admira pelo que ele defende ou é uma pessoa de má índole, cheia de péssimas intenções ou simplesmente não entende nada de política e civilidade. Geralmente são jovens que não viveram as agruras do regime militar ou as “viúvas saudosistas” da ditadura cruel e desumana que vivemos entre os anos de 1964 e 1985 do século passado. Como pode um indivíduo ser considerado um mito se demonstra ser racista, xenofóbico, homofóbico, ditador, defensor da tortura, dos maus tratos, dissimulado, instigador do ódio, machista, misógino dentre tantas outras “qualidades e atributos” tão questionáveis? Há sete legislaturas, ou seja, há quase 30 anos consecutivos, ele é deputado federal e neste tempo que projetos de leis de sua autoria foram aprovados? O que fez de bom para o país e o povo a ponto de ser quase canonizado pelos seus fiéis defensores? Não está na hora de quebrar o ovo da serpente?
*É Professor em Porto Velho.
(Texto já publicado há 3 anos e meio em 28/dez/2017)
Alerta ao marco legal do saneamento: desafios em prol do meio ambiente
A Abrelpe também alerta que cerca de 3 mil dos 5.570 municípios ainda descartam o lixo diretamente no solo e a céu aberto em aterros irregulares
Como tornar a matemática divertida para crianças
Além disso, o processo também vai ajudar os pequenos a entenderem melhor todo o conteúdo que é ensinado na escola
Sistema Integrado de Gestão (SIG) como ferramenta estratégica para empresas
A sigla SIG se refere à conexão entre contabilidade, custos e orçamento, composto por processos organizacionais, que permite “visão multifocal” e estratégica dos negócios empresariais
Comentários
Bolsonaro 2022.
Se Jair Bolsonaro fosse um dos dois ladrões que foram crucificados junto a Jesus Cristo ele seria: A) Dimas B Gestas C) Barrabas D) Um mais perigoso que os citados. Aguardando os sábios eleitores do mito para responderem. Respondam com argumentos e não com agressão, porque será revidado.
Texto perfeito. Até o NEGRO (NElore GRosso e Otário) só conseguiu mugir uma linha, em defesa do miliciano genocida...
NEYR de OLIVEIRA FRANÇA já está gagá e demente. Pela sua foto vê-se que é um velho que ainda não evoluiu o pensamento. Está enaltecendo o BOLSONARO, um presidente genocida, ladrão de vacinas, desumano, hipócrita, incompetente, miliciano, chegado a RACHADINHAS, aliado do CENTRÃO e também muito fanfarrão cujo filho comprou uma mansão de seis milhões de dólares em Brasília. O texto não falou nada do LULA, o outro ladrão, mas o velho gagá já colocou o nome do petista ladrão no meio. E o LULA? Vá se atualizar velho gagá. Desde quando o BOZO MILICIANO é competente e reconhecido no mundo? Se o LULADRÃO for eleito, não só este velho gagá, mas todos os bolsomínions vão se enforcar de tanta raiva. O BOZO NEGACIONISTA é responsável pela morte de mais de 500 mil brasileiros nesta pandemia. Vá jogar gamão, velho!
A tradicional turma de bolsomínios que mugia ruidosamente após cada matéria do Professor Nazareno, acabou quedando-se silente, pois o restinho de cérebro que ainda possuem, convenceu-os de que o boso é um inútil completo. Mas eis que surge, em manifestação inacreditável, o "cientista" Neyr O. França. É claro que iniciou, chamando o colunista de comunista... Falou mal do Lula, bem como dos seus filhos. Mas o mais assombroso, é que considera o Boso genocida de patriota, honesto, inteligente, íntegro, probo, capaz... Estou rindo até agora, ao ver tamanha falta de conhecimento (ou burrice total) de um indivíduo. Deve estar falando de outra pessoa. O mestre das rachadinhas, o miliciano genocida de milhares de brasileiros, o imbecil que não usa máscara, condena o uso de vacinas, seu único trabalho é andar de moto agarrado em um macho, só fala merda com o gado diante do Planalto e nas redes sociais, está destruindo o serviço público nacional, empobrecendo o povo humilde, enfim, o cabra mais idiota de que o mundo tem notícia. Mas os idiotas se entendem e se elogiam mutuamente, não é, cientista Neyr...
Cidadão! Você está se alimentando de feno ou braquiarão???
É QUE, NUM BRASIL DE ANALFABETOS E DE SEMIANALFABETOS E DE GENTE FANÁTICA POR FUETEBOL E QUE MUITOS PULARAM PARA A CLASSE "C" SÓ PODIA DÁ NISSO: 57 MILÕES VOTARAM NUMA MORRINHA SÓ PORQUE QUERIA SE VINGAR DO PT, O ÚNICO PRESIDENTE QUE CUIDOU DOS POBRES E OLHOU PARA O NORTE -NORDESTE. ENFIAR ISSO NA CABEÇA DESSA GENTE É QUE É DIFÍCIL. BOSTONARO SÓ GOVERNO PARA O AGRONEGÓCIO, NEM PARA SEUS FIÉIS DO CERCADINHO ELE OLHA, MANDOU UM CARINHA COMPRAR ARROZ NA VENEZUELA, QUANDO QUESTIONADO DA CARASTIA...LEMBRAM?
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook