Jair Montes se reúne com secretário estadual de saúde para saber como está a distribuição de vacinas no estado
Secretário explicou que dados da AGEVISA apresentam delay por falta de profissionais nos municípios
Na manhã desta terça-feira (30) o deputado estadual Jair Montes (Avante) se reuniu com o Secretário de Saúde do Estado, Fernando Máximo, para saber como está o plano de vacinação para grupo prioritários e a distribuição de vacinas para os 52 municípios de Rondônia.
Apesar de a AGEVISA (Agência de Vigilância e Saúde) manter os dados no painel Covid o parlamentar quis saber se os dados apresentados na plataforma são atualizados em tempo real.
“Só a vacinação pode nos salvar desse colapso que estamos vivendo. Dos lotes enviados pelo Minsitério da Saúde de Coronavac e Astrazeneca em alguns casos recebemos menos do que deveríamos, mas agora isso será corrigido pelo Ministério, e assim vamos poder agilizar e ampliar a vacinação para diversos grupos. ”
Por sua vez, o titular da Sesau explicou ao deputado que o Estado faz a distribuição através da Agevisa para os 52 municípios, mas que a responsabilidade de realizar a vacinação e montar a estratégia é das prefeituras.
“ Mantemos um painel com os dados, porém ocorre um delay na alimentação dos dados por alguns municípios. Muitas vezes isso ocorre pois não há profissionais suficientes naquela secretaria e o profissional precisa se dividir em vacinar e alimentar o sistema. Esse acumulo de funções gera um atraso", explicou o secretário.
Desde o dia 19/01 quando chegou o primeiro lote de imunizante, Rondônia recebeu um total: 213.608. Sendo 191.408 coronavac e 22.200 Astrazeneca. O último lote foi no dia 26 de março com 23,4 mil doses de vacina.
Demissão de comandantes das Forças Armadas repercute entre deputados no Plenário da Câmara
Pedidos de demissão ocorreram nesta terça-feira (30), um dia após saída do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva
Líderes definem votação de projetos de combate à pandemia
Os parlamentares devem concluir a votação de projeto de lei para ampliar o número de leitos no SUS em parceria com a iniciativa privada (PL 1010/21)
Congresso está ao lado dos prefeitos no combate à covid-19, diz Pacheco
O senador celebrou a iniciativa de boa parte dos prefeitos brasileiros de criação e adesão ao Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar)
Comentários
A que ponto chegamos, poucos dias atrás essa figura tida como deputado estava ai afastado, e não é a primeira vez, até quando teremos que aceita isso como autoridade....
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook