Emoção marca o primeiro dia de vacinação dos idosos com 65 anos ou mais
Prefeitura imuniza, de uma só vez, 41% da faixa etária de 65 a 69 anos
Idosos são orientados sobre a segunda aplicação
O primeiro dia de vacinação dos idosos com idades a partir de 65 anos foi marcado por muita emoção de quem esperou por esse momento. Na fila da imunização, José Ribeiro das Neves, 67 anos, revelou que a dose que lhe foi aplicada representa uma conquista de toda a família. “Perdi uma irmã e um sobrinho para o coronavírus. Infelizmente, não deu tempo para eles serem imunizados”, disse ele.
Havia muita gratidão na manifestação de Maria das Graças, 66 anos, que já sabe como será seu comportamento a partir de agora. “Acordei ansiosa e cheguei emocionada. Perdi parentes e amigos e, por isso, entendo a importância da vacina. Estou muito grata. Vou continuar tomando todos os cuidados até a segunda dose”, garantiu.
AGENDA
Após a primeira aplicação, Maria das Graças tem retorno agendado para daqui a 28 dias, quando deverá tomar a segunda dose da vacina Coronavac, o imunizante chinês, fabricado em parceria com o Instituto Butantan.
As vagas para a vacinação dos idosos com idade a partir de 65 anos se esgotaram em menos de três horas. As 4.760 doses disponibilizadas serão aplicadas até a próxima quinta-feira (1).
Maria das Graças se emocionou com a aplicação da primeira dose
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), há quase 12 mil idosos, com idades entre 65 e 69 anos, vivendo em Porto Velho. Com as 4.760 doses, o Município vai contemplar, de uma só vez, 41% desse grupo prioritário.
Segundo a gerente municipal de imunização, Elizeth Gomes, é importante que, a partir de agora, o restante dessa faixa etária fique atento para as datas de novos agendamentos, que devem ocorrer já nas próximas semanas.
“Até o sétimo lote de vacinas recebidas, precisávamos guardar a quantidade equivalente para a segunda dose. A partir do oitavo lote, utilizamos todo o imunizante aplicando a primeira dose. Por isso, esperamos a compreensão das outras faixas etárias. Com mais doses enviadas pelo Ministério da Saúde, vamos avançando para alcançar outras faixas etárias”, explica Elizeth Gomes.
Para José Ribeiro, agora imunizado, a vacina é a única resposta capaz de frear os malefícios trazidos pelo vírus. “Se não formos vacinados, estaremos expostos a uma coisa que não conhecemos”, avaliou.
A vacinação dos idosos cadastrados segue até o dia 1º de abril (quinta-feira), no Centro Universitário São Lucas – Campus II, na rua João Goulart, n. 666, bairro Mato Grosso.
O horário é das 9h às 17h. Os idosos devem apresentar documento de identificação, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Texto: Pedro Bentes
Fotos: Pedro Bentes/ SMC
Portaria do Contran prorroga prazos de procedimentos ligados aos órgãos de trânsito em Rondônia
Os prazos foram prorrogados por tempo indeterminado
TJRO promove Encontros Virtuais para acompanhamento de servidores em estágio probatório
Compartilhamento de experiências, dinâmicas e interações foram realizados pela plataforma Google Meet
Projeto “Plantando a Esperança” oferece oportunidade profissional para reeducandos de Ariquemes
Em dois anos, o “Plantando a Esperança” já beneficiou 20 reeducandos e se revela uma boa prática voltada à execução penal
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook