Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

O presidente da Câmara assegurou que Projeto de Lei que institui o Revalida será votado em uma semana

Assessoria
Publicada em 20 de novembro de 2019 às 12:06
Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cria o programa Médicos pelo Brasil, em substituição ao Mais Médicos (MP 890/19) e garante a realização da prova do Revalida, processo que beneficia médicos brasileiros formados no exterior.

“Os médicos brasileiros formados no exterior precisam de um Revalida justo, célere e eficiente. Nós temos que conceder a oportunidade desses médicos exercerem a profissão, por isso peço a agilidade para a votação da MP- 890”, afirmou durante pronunciamento em Plenário.

Durante todo o dia a parlamentar recebeu, na Câmara dos Deputados, grupos de médicos que pedem o apoio para a aprovação da Medida Provisória.

A médica brasileira Natalia Leonardo concluiu o curso de medicina na Bolívia e desde 2017 exerce a profissão no Rio de Janeiro pelo programa Mais Médicos. Ela participou da última prova do Revalida realizada pelo Governo Federal.

“Precisamos de mais oportunidades de validação, o último foi em 2017 e se a MP não for votada teremos uma série de barreiras para exercer a profissão. Pedimos a possibilidade de ter o Revalida a cada seis meses”, disse.

A ideia já foi defendida pela deputada federal Jaqueline Cassol, em audiência pública na Comissão Mista que discutiu a MP. A parlamentar sugere o aumento da periodicidade do Revalida a exemplo da prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“Tenho trabalhado para ampliar o acesso à saúde pública nos rincões do nosso país. E nesse momento precisamos dos médicos formados no exterior que aceitam o desafio de atuar nas localidades mais remotas. Vou continuar trabalhando para oportunizar a validação do diploma”, garantiu.

COMPROMISSO– No final da noite, o presidente Rodrigo Maia assumiu o compromisso de colocar em regime de urgência o Projeto de Lei 4367/2015, que institui o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Universidades Estrangeiras (Revalida). O projeto deverá ser votado na próxima semana.

“Queremos mecanismos para que possamos exercer a medicina de forma legal”, declarou a médica Karen Nogueira, graduada no Paraguai.

MP- A medida provisória dos Médicos pelo Brasil tem por objetivo suprir a demanda de médicos no País, além de formar especialistas em medicina de família e comunidade. Ao todo, serão oferecidas 18 mil vagas, a maioria em municípios de difícil acesso e em áreas mais pobres do Norte e do Nordeste. A escolha dos municípios, para os quais os profissionais serão direcionados, seguirá critérios de população e número de cadastrados em programas sociais.

Comentários

  • 1
    image
    Carlos Terceiro 21/11/2019

    Mosquini saiu na frente. Já resolveu....

  • 2
    image
    COBRA PRETA 20/11/2019

    SR. DEPUTADA PÓR FAVOR NÓS 536, PROFESSORES QUE PERDEMOS O PRAZO PARA REQUERER O EBTT, ESTAMOS MUITO ANSIOSOS POR ALGUMAS NOTICIAS QUE ESTÃO SURGIONDO , POR FAVOR Sr. DEPUTADA PROCURE SE ENTERAR DO ASSUNTO E SE EMPENHE POIS NÓS MERECEMOS ESTA CHANCE BASTA QUER JÁ ESPERAMOS TANTO TEMPO POR ESTA TRANSPOSIÇÃO E INFELISMENTE FOI MUITO MAL DIVULGADO TANTO PELA SAMP, COMO PELOS SINDICATOS, POR FAVOR DEPUTADA NOS AJUDE POIS CONFIAMOS NO SEU TRABALHO HAJA VISTO O SEU EMPENHO QUANTO A SITUAÇÃO DOS MEDICOS QUE PRECISAM FAZER REVALIDA ESTAMOS ANCIOSOS POR UMA ATITUDE SUA PARA QUE POSSAMOS RESOLVER ESTA SITUAÇÃO COMO JÁ DISSE SÃO 536, PROFESSORES SEM PAI E SEM M,ÃE. AGUARDO RESPOSTA SUA.

  • 3
    image
    Almir 20/11/2019

    O revalida deve ser feito nos mesmos moldes do exame da ordem dos advogados. Todo formando independentemente de onde formou tem que passar pelo exame. Acabar com essa reserva de mercado imposta. Todos devem ser tratados igualmente.

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook