Jaqueline Cassol defende os produtores de soja em reunião com Ministra da Agricultura
Os produtores de soja de Rondônia foram pegos de surpresa com o impedimento do plantio de soja sobre soja durante a safrinha
Fortalecer o agronegócio. Está foi a pauta da audiência entre a deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina. A reunião aconteceu na sede do ministério em Brasília, nessa quarta-feira (23.06).
Acompanhada dos vereadores de Pimenta Bueno Sóstenes Silva, de Jaru, Rafael Vaz, de Buritis Lucas da 50, Renato Leitão e Adriano de Almeida de Buritis e do secretário geral do Progressistas em Rondônia, Luiz Paulo Batista, a deputada pediu a suspensão da Portaria .nº306/2021, que trata do vazio sanitário e não permite que a safrinha seja feita soja sobre soja.
“Os produtores de soja de Rondônia foram pegos de surpresa com o impedimento do plantio de soja sobre soja durante a safrinha. Muitos produtores já se comprometeram com o plantio e terão muitos prejuízos se a portaria se mantiver como está. É preciso análise do ministério e dar um prazo maior para os produtores se adequarem”, explicou.
A ministra destacou que apesar do vazio sanitário ser importante para evitar a disseminação da ferrugem asiática, doença que é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e compromete a plantação, irá programar uma visita técnica da equipe do ministério com os produtores.
“O assunto é delicado, mas vamos estudar uma visita dos técnicos da superintendência do Ministério em Rondônia a algumas regiões produtoras para ver o que é possível ser feito”, afirmou.
A deputada Jaqueline Cassol também destacou o Programa de Regularização Ambiental (PRA), anterior a 22 de julho de 2008, art. 9ª do Código Florestal. A parlamentar pediu apoio da ministra para que interceda junto ao Ministério do Meio Ambiente e ao IBAMA, para suspender as sanções administrativas e judiciais, uma vez que os mesmos estão amparados pela lei.
“Não é justo que os produtores que assinaram o Termo de Compromisso continuem sendo penalizados. Está claro o descumprimento da lei por parte da autarquia, que continua impondo sanções e descumprindo os acordos feitos no passado como o PRA”, defendeu a deputada.
Deputado Anderson participa de reunião no Centro Integrado de Controle Nacional e sugere inclusão da Polícia Penal
O deputado Anderson em seu discurso, pontuou algumas demandas que precisam ser observadas, para melhoria do sistema integrado e sugeriu a inclusão da Polícia Penal para fortalecer as ações de combate ao crime organizado
Presidente Alex Redano manifesta insatisfação com mais uma fuga do presídio de Ariquemes
Deputado fez um duro discurso, cobrando medidas efetivas e urgentes para acabar com o festival de fugas
Deputado Adelino Follador cobra explicações da Secretaria de Estado da Saúde
Parlamentar também destaca trabalho de castração de cães e gatos
Comentários
O IBAMA só existe no papel, infelizmente a boiada passou faz tempo. As consequências serão sentidas pelos nossos filhos e netos. Triste povo que luta a 500 anos tentando ser uma nação.
Ela voltou para o aumento da conta de energia e a privatização da Eletrobras Será que ela também vai cobrar as contas de energia desses produtores milionários do Brasil
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook