Ji-Paraná completa um ano de vacinação contra a Covid
Neste período, mais de 185 mil doses já foram aplicadas
No dia 21 de janeiro de 2021, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), dava início à campanha de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19). Naquele dia, o médico Dr. Deusdete Antonio Alves e a técnica em enfermagem Kézia de Aquino Ramalho foram os primeiros a receber a vacina contra a doença.
“Foi um ano de muito aprendizado, de coisas que deram certo e outras que não deram. Mas Ji-Paraná avançou na vacinação contra a Covid, graças a dedicação dos nossos servidores da Saúde e também da população que escolheu se vacinar”, destacou o Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca.
Desde o início da campanha, Ji-Paraná já aplicou mais de 185 mil doses, sendo 94 mil primeiras doses, cobrindo cerca de 88% da população com mais de 12 anos no município, segundo a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A segunda dose, ou a vacina de dose única, foi aplicada em quase 78 mil pessoas, ou cerca de 72,5% dos moradores com mais de 12 anos de idade. Cerca de 14 mil pessoas já receberam a dose de reforço, representando 13% da população.
“Agora iniciamos a vacinação das crianças, com idade entre 5 e 11 anos, com a dose específica para este público, que é de 0,2 ml, com o intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose”, explicou Wanessa Oliveira e Silva, titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Porém, mais de 20 mil moradores estão aptos para receber a terceira dose, mas estão em atraso com o calendário vacinal. Podem tomar o reforço, os maiores de 18 anos, com intervalo de quatro meses da segunda dose ou quem tomou a vacina Janssen há mais de quatro meses.
“Estamos realizando uma busca ativa, para lembrar essas pessoas de tomarem a segunda dose ou a dose de reforço, para aqueles que já estão dentro do prazo para a vacinação. A nossa intenção é frear os aumentos de casos de Covid na cidade, evitando uma nova onda da doença”, afirmou Alinny Rezende Santos Ferreira, diretora do Departamento em Vigilância em Saúde da Semusa.
A realização dos drives-thru aceleraram a cobertura vacinal do município, pois em apenas um dia milhares de pessoas eram imunizadas. Em 12 de agosto, Ji-Paraná quebrou o recorde de vacinação no estado, com 8.475 doses aplicadas em um único dia.
“No nosso primeiro drive-thru, em março do ano passado, vacinamos pouco mais de mil pessoas. Depois, fomos otimizando o formato e, a cada ação, íamos quebrando nossos próprios recordes, até vacinarmos mais de 8 mil pessoas em um dia”, detalhou Wanessa Oliveira.
Com a família inteira vacinada, Luana Amorim contraiu a doença antes de se vacinar. Depois de tomar as duas doses, a confeiteira agora aguarda ansiosamente a data para receber a dose de reforço
“Minhas filhas e meu marido também já tomaram as duas doses da vacina, além das minhas tias que já estão com a dose de reforço. Em fevereiro vou tomar o reforço e me sentir ainda mais segura”, comemorou Luana.
Mesmo com vários trabalhadores infectados, Santander insiste em abrir agências neste sábado, 22
O Sindicato ajuizou ação junto à 4ª Vara do Trabalho (TRT 14) com o pedido de tutela de urgência para impedir a abertura das agências do Santander em Rondônia
Lei promulgada pela ALE autoriza uso do Kit Covid nos rondonienses
“O texto autoriza que a hidroxicloroquina, cloroquina, ivermectina e azitromicina, drogas que compõem o famoso ‘kit Covid’
O DIA NA HISTÓRIA - 21 DE JANEIRO!
1900 — A 1ª edição do jornal O Norte (PB) que circulou até 2012
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook