Jubilamento na OAB Rondônia: reconhecimento à trajetória do advogado Anísio Feliciano da Silva
Com quase cinco décadas dedicadas à advocacia, Anísio Feliciano é homenageado pela OAB Rondônia por sua contribuição histórica à profissão no Estado

Natural de Piracicaba (SP), o advogado Anísio Feliciano da Silva tem sua história entrelaçada à própria construção da advocacia em Rondônia. Aos 88 anos de idade, Anísio recebeu com alegria o reconhecimento da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) por sua trajetória profissional, marcada pelo compromisso, coragem e dedicação à justiça. Com registro de número 36-A uma das inscrições mais antigas do Estado, ele representa uma geração pioneira que ajudou a edificar a advocacia rondoniense.
Casado há 63 anos com Gersi Maria Rodrigues, com quem formou uma família com quatro filhos Sabrina Feliciano, Sidnei Feliciano, Silvia Feliciano e Sandra Feliciano, Anísio viveu uma trajetória intensa. Antes da advocacia, foi sargento da Força Pública do Estado de São Paulo. Formou-se em Direito pela Instituição Toledo de Ensino e, logo após ser aprovado em concurso público federal, assumiu o desafio de atuar na região Norte do país, quando poucos aceitavam a missão de trabalhar na Amazônia.
Clique aqui e confira as fotos do Jubilamento
Em Rondônia, iniciou sua atuação em um projeto fundiário de uma empresa de terras agrícolas (ITA) e, mais tarde, estabeleceu-se em Porto Velho, onde foi advogado da União na Procuradoria-Geral do ex-Território de Rondônia, delegado de polícia e um dos fundadores da Defensoria Pública do estado, onde atuou por 42 anos, até sua aposentadoria.
Conhecido como um advogado combativo, Anísio se destacou pelo empenho e zelo com seus clientes.
“Ele realmente abraçava o cliente, botava debaixo da asa e lutava até o último recurso. Brigava com quem tivesse que brigar para defender seus clientes”, recorda a filha Sandra, também advogada.
Esse espírito de luta e justiça se refletia em sua atuação ética e firme, valores que transmitiu tanto em sua prática como em sala de aula, foi professor de Ética nas primeiras turmas do curso de Direito da Universidade Federal de Rondônia (Unir).
Além do protagonismo institucional já tendo sido presidente do Tribunal de Ética e Disciplina e conselheiro da OAB em diversas gestões, Anísio construiu uma vida cercada de amigos e marcada por valores sólidos. Filatelista apaixonado, é reconhecido como um dos mais antigos colecionadores de selos de Porto Velho. Maçom e pescador nas horas vagas, ele dividia sua rotina entre o atendimento a clientes na Defensoria, o escritório em casa e momentos de lazer com a família e os amigos.
A dedicação à profissão sempre se refletiu no ambiente familiar.
“Ele sempre compartilhava com a gente as histórias da advocacia, chegava em casa com alguma coisa nova para contar. falava de um cliente, de um colega, de um juiz. Ele falava com tanta alegria que acabou nos inspirando, tanto que também segui a advocacia”, conta Sandra.
Clique aqui e confira as fotos do Jubilamento
A homenagem pelo jubilamento foi recebida com surpresa e emoção.
“Ele falou: ‘Mas agora que vou fazer isso?’”, relembra a filha, sorrindo. “Essa é uma característica dele, o espanto, o questionamento, mas ele ficou muito contente. É um reconhecimento justo e merecido por tudo que ele construiu. A OAB que temos hoje também passou pelas mãos dele.”
Com a simbólica homenagem, a OAB Rondônia valoriza a memória viva da advocacia rondoniense, homenageando profissionais como Anísio Feliciano da Silva homens e mulheres que abriram caminhos e deixaram um legado de ética, coragem e paixão pelo Direito.
Texto: Rosa Rodrigues / Jornalista OAB Rondônia
Leia também:
Jubilamento na OAB Rondônia: Reconhecimento à Trajetória da Advogada Wanilde Nunes Arantes
Tribunal concede usucapião extraordinária de veículo doado por falecido
De acordo com os autos, desde 2017 o apelante tem a posse do veículo, arcando com os custos de manutenção, tributos e demais encargos
Mutirão de Limpeza segue cronograma e realiza serviços em vários pontos de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho solicita o apoio da população no combate ao descarte irregular de lixo e entulho em vias públicas, canais e terrenos baldios
Cras Elizabeth Paranhos integra ação do projeto Conexidade do MPT-RO/AC
O Cras participou do mutirão levando os serviços de CadÚnico, Carteira do Idoso e Carteira do Autista
Comentários
Dr Anisio, conheci no início da década de 80, pessoa simples e combativa, quando estudante de Direito e Presidente do Diretório Acadêmico da Faro, ele sempre me dizia seja um bom aluno más cobre da direção da Faro a qualidade de ensino...Evidente, que aprendi muito com o Dr Anisio...Parabéns amigo e irmão...Deus te abençoe e ilumine sempre....
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook