Juiz do TJRO destaca contribuição da Justiça de Rondônia na luta pela igualdade de gênero durante Prêmio Mulheres Negras que escrevem histórias
Evento promovido pelo município de Porto Velho homenageou 20 personalidades femininas negras
Representando o Poder Judiciário de Rondônia, o juiz auxiliar da presidência do TJRO, Guilherme Ribeiro Baldan participou no último sábado, 11, da cerimônia de entrega do Prêmio Mulheres Negras que escrevem histórias, promovido pelo município de Porto Velho. Além de entregar uma das homenagens à família de uma das agraciadas, o magistrado destacou as políticas desenvolvidas pela Justiça de Rondônia com objetivo de garantir a igualdade racial. Entre elas, a resolução que reserva 50% das vagas de cargos comissionados e de direção para pessoas negras, em vigência desde o ano passado.
Em discurso no evento, o magistrado destacou a contribuição da Justiça de Rondônia na luta antirracista, a Resolução 256/2022, que destina vagas de cargos de direção e em comissão para pessoas negras. O magistrado também anunciou que deve ocorrer em breve a formatura da primeira turma de pessoas negras que passaram por um curso de formação oferecido pela Escola da Magistratura de Rondônia, com o objetivo de garantir um banco de talentos da instituição. “Essa resolução não só efetiva essa política antirracista, mas também influencia pessoas”, pontuou Guilherme Baldan, revelando que o Superior Tribunal de Justiça manifestou interesse pela atuação do TJRO, para implementação de política afirmativa semelhante.
Durante o evento, realizado no Teatro Guaporé, foram homenageadas mulheres em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 do mesmo mês. As homenageadas em vida receberam um busto de Tereza de Benguela. Aos representantes daquelas que receberem a homenagem in memorian foi entregue um certificado. O juiz do TJRO fez a entrega de um dos certificados à família de Carmina Davis (in memorian), que foi empresária e proprietária de um hotel conhecido na cidade.
No evento também houve uma exposição de telas retratando cada uma das mulheres homenageadas em 2022, obra do artista plástico Edson Andrade. Toda programação foi coordenada pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).
MPF obtém condenação de advogado que se apropriou de dinheiro destinado a paciente com câncer
Após ganho de causa contra a União, profissional se apossou de cerca de R$ 16 mil para compra de medicamento de alto custo para idosa
MPF denuncia homem que proferiu discurso de ódio contra muçulmanos
Caso ele seja condenado, pena pode chegar a cinco anos de prisão, além de multa
Projeto prevê aplicação de ritos processuais mais curtos para crimes com pena de até 8 anos
Proposta está em análise na Câmara dos Deputados
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook