Juíza do TJRO palestra sobre acessibilidade no Setembro Verde
A magistrada representou o Poder Judiciário rondoniense em uma das palestras educativas, que tiveram como objetivo fomentar o diálogo e sensibilizar a sociedade sobre a importância da acessibilidade em seus diversos aspectos
A juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Karina Miguel Sobral, participou, na manhã desta terça-feira (30), do ciclo de palestras promovido pela Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec), no auditório do IFRO – Zona Norte, em Porto Velho. O evento integrou a programação da campanha Setembro Verde, iniciativa nacional voltada à conscientização sobre a inclusão social das pessoas com deficiência.
A magistrada representou o Poder Judiciário rondoniense em uma das palestras educativas, que tiveram como objetivo fomentar o diálogo e sensibilizar a sociedade sobre a importância da acessibilidade em seus diversos aspectos. Em sua fala, destacou as ações do TJRO na área, conduzidas pelo Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages), que desenvolve projetos de capacitação, acolhimento e comunicação inclusiva, além de medidas para eliminação de barreiras arquitetônicas, urbanísticas, atitudinais e tecnológicas.
Entre as iniciativas institucionais apresentadas pela juíza auxiliar, estão programas de sensibilização, como o uso ético do banheiro acessível e a campanha “Respeite Meu Espaço”; a disponibilização de intérpretes de Libras em eventos e audiências; a adoção do cordão de girassol para identificação de deficiências ocultas; além de contratos de consultoria em acessibilidade digital e comunicação inclusiva. O Tribunal também promove seminários sobre autismo, oficinas de linguagem simples, capacitação em Libras e ações de cooperação com instituições de ensino especial.
O evento contou com a participação de representantes de diferentes instituições públicas e privadas, o que fortalece a rede de apoio à inclusão. As palestras, com duração média de 20 minutos, reuniram autoridades e especialistas para compartilhar experiências e boas práticas sobre acessibilidade e equidade.
Bem de família é impenhorável, mesmo no inventário
No imóvel em questão, residia uma das herdeiras, que cuidava dos pais
STJ celebra 10 anos do Estatuto da Pessoa com Deficiência
Nesta matéria especial, são apresentados alguns julgados recentes nos quais o STJ interpretou as disposições da legislação voltada para a pessoa com deficiência
TRT-14 realiza ações no Setembro Amarelo
Campanha contou com palestras, rodas de conversa, vídeos de sensibilização e outdoors em RO e AC




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook