Juizado Especial Cível promove audiência de conciliação inédita pelo WhatsApp
A modalidade inédita ocorreu no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania dos Juizados Especiais Cíveis (CEJUSCS-JEC)
O Juizado Especial Cível de Rondônia realizou na última semana, a primeira audiência de conciliação por videoconferência, através do aplicativo WhatsApp. A modalidade inédita ocorreu no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania dos Juizados Especiais Cíveis (CEJUSCS-JEC) e representa um avanço tecnológico e pode ser uma aliada do Judiciário na solução dos conflitos.
A audiência é prevista pelo Código de Processo Civil, em §7º, do Artigo 334 em conjunto com o Artigo art. 2º, da Lei 9.099/95, foi um atendimento a petição do advogado Dr. Armando Dias Simões Neto, pois a sua cliente não mais reside em Porto Velho (RO) e estava impedida de comparecer à audiência designada. A mediação foi do Conciliador Judicial Evaldo da Costa Farias.
De acordo com a advogada Maria Cauana dos Santos, do escritório Rocha Filho Advogados e com a preposta da empresa requerida, Mariana Cociuffo Villela, a audiência ocorreu dentro da normalidade, obedecendo a decisão do juiz Acir Teixeira Grécia, do 3º Juizado Especial Cível. Conforme relato dos presentes, a audiência ocorreu dentro da normalidade, sem interferências.
"É de suma importância a divulgação do fato, pois, sabemos que não só a parte autora, mas todas as partes precisam estar presentes na realização da audiência de conciliação no Juizado e, com essa ferramenta, temos diversos casos no qual, podem e devem ser aplicados para que todos não sejam prejudicados e, que assim, realizem o objetivo, conciliar. Mesmo que seja por videoconferência [WhatsApp]”, complementou Maria Cauana.
Mariana Cociuffo complementou dizendo que o benefício de um fato como este é a questão da celeridade processual e da flexibilidade do Poder Judiciário de Rondônia em conceder o que já é considerado relevante. "A informalidade e rapidez nos processos são os destaques, conforme preceitua a Lei do Juizado Especial Cível e do Código de Processo Cível. O uso da tecnologia neste método utilizado faz com que a celeridade esteja presente na comunicação e nos atos processuais fazendo com que se possa chegar mais perto de seus objetivos", expôs.
“No momento que nós propusemos a ação, ela [a requerente] morava em Rondônia e por questões financeiras, se mudou. O juiz achou conveniente marcar uma nova audiência. Por isso, propus ao juiz uma audiência por videoconferência por haver uma previsão legal e foi aceito”, reafirmou o advogado.
AMPLO ACESSO À JUSTIÇA
Evaldo da Costa explicou que, "a videoconferência se vê uma inovação muito bem-vinda para realização de sessões de conciliação ou mediação à distância, pois contribui para a facilitação do amplo acesso à Justiça". De acordo com o conciliador judicial, é fundamental para atendimento de partes que se encontram em outras Comarcas, Estados e até mesmo Países, bem como para aquelas impossibilitadas de comparecimento por motivo de saúde ou acessibilidade.
REGISTROS HISTÓRICOS
Alguns estados no Brasil já adotaram, em certos casos, a videoconferência em suas audiências de conciliação realizadas em seus CEJUSCS-JEC, como, por exemplo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, que dispõem de salas de videoconferências devidamente equipadas, com câmera de alta resolução, sistema de som com microfones e alto-falantes e uma tela de projeção em tamanho adequado e integrada ao computador. As sessões são feitas prioritariamente via Skype e por WhatsApp.
Os sócio-proprietários advogado Armando Dias Simões Neto e Vanessa Cesário, RAV Advocacia e Consultoria, atuaram na causa da parte autora.
MP recomenda a estabelecimentos de Costa Marques que informem preço dos combustíveis de forma adequada
O descumprimento da recomendação poderá ensejar a adoção de medidas judiciais, por meio de ação civil pública, com pedido de aplicação de multa em caso de descumprimento
Presidente do STF determina suspensão nacional de processos sobre compartilhamento de dados fiscais sem autorização judicial
A decisão do ministro Dias Toffoli foi tomada no Recurso Extraordinário (RE) 1055941, com repercussão geral reconhecida, contra acórdão do TRF-3 que anulou ação penal diante do compartilhamento de dados pela Receita Federal com o Ministério Público
DER inicia recuperação da RO-460 que dá acesso a Buritis
Esta é mais uma ação que cumpre a determinação do governador do Estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, de garantir o escoamento da produção e trafegabilidade nas rodovias estaduais
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook