Jurisprudência em Teses trata do processo administrativo
Nessa publicação, duas teses foram destacadas.
A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou a edição 132 de Jurisprudência em Teses, com o tema Processo Administrativo. Nessa publicação, duas teses foram destacadas.
A primeira estabelece que as situações flagrantemente inconstitucionais não se submetem ao prazo decadencial de cinco anos previsto no artigo 54 da Lei 9.784/1999, não havendo que se falar em convalidação pelo mero decurso do tempo.
A outra tese define que o prazo previsto no artigo 54 da Lei 9.784/1999 para a administração rever seus atos não pode ser aplicado de forma retroativa, devendo incidir somente após a vigência do referido diploma legal.
Cada edição de Jurisprudência em Teses reúne entendimentos identificados pela Secretaria de Jurisprudência após cuidadosa pesquisa nos precedentes do tribunal. Abaixo de cada um deles, o usuário pode conferir os precedentes mais recentes sobre o tema, selecionados até a data especificada no documento.
Para visualizar a página, clique em Jurisprudência > Jurisprudência em Teses, na barra superior do site.
Quinta Turma reafirma que suspensão de atividade de pessoa jurídica tem amparo no CPP
No recurso ao STJ, o posto afirma que, se a pessoa jurídica não é investigada nem denunciada nos autos, pela regra da irresponsabilidade penal da pessoa jurídica ela não pode ter seu direito líquido e certo violado
O que é o Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD)?
Os sintomas do TOD podem aparecer em qualquer momento da vida, mas é mais comum entre os 6 e 12 anos
As TICs como fator de inovação e melhoria da qualidade do ensino
As TICs não apenas auxiliam a melhora dos processos de ensino, mas também os questionam
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook