Laerte Gomes faz coro a governador Confúcio Moura e diz que Segep é inoperante
Parlamentar repudiou lentidão nos processos de aposentadoria de servidores que tramitam na pasta.
Acompanhando as declarações do governador Confúcio Moura (MDB), recentemente publicadas nas redes sociais do chefe do Executivo estadual, o deputado Laerte Gomes (PSDB) também se diz “indignado com a lentidão e incapacidade que a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep) tem, através da sua gestora, Helena da Costa Bezerra”.
Segundo Laerte Gomes, os processos de aposentadoria da Segep simplesmente não andam. O deputado citou que só na superintendência existem mais de 3.300 processos de pedido de aposentadoria e mais de 2.300 de afastamento. O deputado destaca que há casos onde o servidor já aguarda há mais de 10 anos pela aposentadoria.
“Mas na média, são processos de 2013, 2014 e daí por diante. É um absurdo. Em outros estados, a exemplo do Espírito Santo, a média de espera é de três a seis meses, no Mato Grosso do Sul, cerca de 60 dias para a homologação da aposentadoria, no Acre, não passa de 30 dias. Por que em Rondônia o servidor precisa passar por um trauma de três a quatro anos? ”, questiona Laerte Gomes.
O parlamentar diz tratar-se de uma irresponsabilidade da Segep para com o Estado que tem causado prejuízos consideráveis. O deputado explica que os servidores que aguardam a aposentadoria estão recebendo dos cofres do Estado, ao invés de estarem recebendo do Iperon.
“Que é o órgão que deveria estar arcando com esses valores. Quando esse recurso sai da Fonte 100, isso acaba inibindo, por exemplo, o governo de tirar esses servidores da folha do Estado e realizar novos concursos, melhorar salários. Infelizmente essa gestão da Segep é extremamente inoperante e repudiamos esse fato”, afirmou Laerte Gomes.
O parlamentar disse que, assim como o governador Confúcio Moura (MDB), sugere uma força tarefa para que Rondônia, segundo ele, um Estado modelo, seja, assim como outros Estados, mais eficiente na hora de aposentar seus servidores públicos.
“Estamos falando de pessoas que dedicam 30, 35 anos de suas vidas ao nosso Estado e que, quando chega o momento de se aposentar, precisa passar por essa humilhação. E digo mais, a superintendente, em tom ditatorial, proíbe qualquer parlamentar de cobrar e acompanhar a tramitação de processos”, declarou Laerte Gomes.
O parlamentar sugeriu que o governo do Estado faça uma mudança no atual andamento dos processos de aposentadoria. Segundo Laerte, na maioria dos estados do Brasil, assim como a União, a média de espera é de 20 a 40 dias por se tratar de um processo apenas, o servidor entra com um único pedido direto.
“Aqui em Rondônia não funciona assim. O servidor primeiro precisa entrar com pedido de afastamento, para depois entrar com a aposentadoria. Isso já atrapalha toda a tramitação do pedido. E com a lentidão, a inoperância e a lerdeza da atual gestora da Segep, acaba demorando ainda mais. Que seja feito um processo unificado para dar celeridade a esse direito do servidor, que é a sua aposentadoria”, sugeriu Laerte
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
Fake news?
Vamos todos dancar e cantar como gosta a superintendente. Os processos de aposentadoria e de outros direitos dos servidores ficam para depois, pois nao tem importancia!
O deputado está certíssimo eu sou uma vítima dessa incompetência meu processo está há mais de dois anos lá, já fui a Porto Velho sete vezes para tentar resolver e a resposta é que não tem funcionários competentes para dá andamento. Tem muita gente na SEGEP, mas não sabem nem ligar um computador. Então porque o governo mantém essas pessoas em um setor que é de suma importância para o andamento dos processos. Senhor deputado o que precisa são de funcionários técnicos e capacitados para o desempenho das funções, pois estamos pagando o preço de ter os nossos direitos de aposentar, devido a incompetência da gestão dos órgãos que deveriam funcionar, mas não funcionam pela falta de qualificação.
Não só os de aposentadoria mais todos os processos de um modo geral, tem processos de licença prêmio que estão lá a mais de 15 anos, absurdo.
Este de 10 anos eu não sei mas o meu ficou parado na Segep 160 dias. Sou de Ji Paraná, estive na Seduc e disse que aguardando aposentadoria em casa, já tinha caído 1.200 reais e ainda descontando 420 reais de Operon, informaram que o processo estava na Segep. Chegando lá ninguém sabia onde estava, passei amanhã toda lá. Pra ouvir que meu processo estava incompleto que tinha que voltar pra ji Paraná pra mim tomar ciente. Perguntei não posso tomar ciente aqui e resolver. Disse que não, com foi mais 60 dias, voltei lá de novo. Falaram que estava faltando a certidão de averbação. Mas 3 dias de novela, fui no arquivo não estava, vai para um canto e pra outro,liga pra informaram que eu dei entrada e que tinha que estar lá senão teria saído o afastamento. Concluindo a certidão estava dentro da minha pasta ao 5 metros da servidora que me atendeu, e eu acompanho uns 5 processos de colegas na mesma situação, até aposentadoria de pessoas com câncer e é a mesma novela. Eu espero deputado que o senhor olhe pra educação com carinho. Pois vesti a camisa da educação por 33 anos, sem direito a transposição. Então não procede a fala do rapaz que disse que muitos estão parados por causa da transposição que é outra vergonha. Pois eu sirvo o Estado de Rondônia desde 1984. E hoje fico mendigando minha aposentadoria e as licenças prêmio que é um direito meu com 4 vencidas e o mais triste com tanta gente pra resolver isso lá eu tenho que pagar para resolver, por que todas as vezes que me desloco para a capital para tentar resolver eu tenho despesas com transporte, alimentação e estadia. Meu processo continua lá vamos ver quando termina essa novela? 😪😨😖😓😥.
Parabéns deputado. Até que enfim alguém percebeu essa falta de respeito com os servidores. Minha mãe é uma das vítimas. Vamos aguardar pra ver se agora a Segep toma vergonha e cumpra o seu papel. Espero que o Senhor continue cobrando.
O problema nessa questão não está apenas nas mãos da Segep, pois muitos servidores pediram aposentadoria mas voltaram atrás o que é um direito deles, para aguardarem a transposição é isso todos os sindicatos sabem, quanto aos estados e união que aposentam em 30 dias o Deputado tem que entender que a obrigação de aposentar nunca deveria ser do estado mas do Iperon, ou do instituto de previdência como acontece nesses órgãos, sendo a obrigação do estado emitir apenas a certidão de contribuição e as averbações na ficha do servidor mas garanto que o Senhor não sabe disso. Quanto ao processo de aposentadoria de 10 anos, porque não se divulga em nome de quem esta esse processo? No mais acho que caberia a Segep o direito de resposta!
Isso é uma vergonha e um descaso grande com os funcionários.Vamos ver se agora anda.
Isso é uma vergonha e um descaso grande com os funcionários.Vamos ver se agora anda.
Concordo plenamente! Essa superintendente está aquém da realidade da Segep. Somos sabedores de que ela persegue os servidores. Fui vítima, e digo mais, está prejudicando o Governador!
Concordo plenamente! Essa superintendente está aquém da realidade da Segep. Somos sabedores de que ela persegue os servidores. Fui vítima, e digo mais, está prejudicando o Governador!
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook