Lazinho da Fetagro palestra para alunos do curso de Técnico em Agropecuária
Estudantes da Efa Vale estão em Porto Velho para conhecer estrutura da Assembleia.
O deputado Lazinho da Fetagro (PT), na manhã desta terça-feira (27), palestrou sobre o Parlamento Legislativo a alunos do curso Técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola Vale do Guaporé (Efa Vale), de São Francisco do Guaporé. Os educandos estão em Porto Velho para conhecer a estrutura da Assembleia Legislativa e outros órgãos estaduais.
Lazinho apresentou um vídeo que contou toda a história da Casa de Leis, desde a Assembleia Constituinte, instalada em 15 de novembro de 1982, quando aconteceu a primeira eleição de Rondônia na condição de Estado, elegendo 24 deputados que receberam a função de constituintes, passando pela implantação efetiva da Assembleia Legislativa, no dia 6 agosto de 1983, até a atual estrutura, a 9ª Legislatura (2015-2019).
O deputado ressaltou a importância de os alunos conhecerem a história dos partidos e dos políticos, tanto dos antigos como dos atuais. Para o parlamentar, hoje existe uma grande diferença de pensamentos e conceitos.
“Um político do PMDB daquela época, por exemplo, poderia não defender as mesmas ideias do que um político do PMDB de hoje. É preciso conhecer a história. Vocês estão na idade de escolher seus representantes, saibam de suas origens, de sua postura ontem e hoje”, declarou Lazinho.
“Sou defensor da pedagogia da alternância e do trabalho prestado pelas escolas família agrícola em nosso Estado. O ensino oferecido por vocês respeita a realidade e as especificidades do campo, por isso nosso mandato se dedica também a essa questão”, declarou o deputado.
Lazinho apresentou um relatório de suas ações parlamentares desde o início de seu mandato e ressaltou que conseguiu elevar o orçamento para o setor da agricultura de R$ 4 milhões para R$ 22 milhões em 2017. No entanto, o deputado lamentou que, por falta de políticas públicas que apresentem projetos de investimentos, o recurso não é aproveitado.
Alunos elaboraram questionamentos ao deputado referentes ao agronegócio e educação no campo. Lazinho disse que em seu mandato sua maior bandeira é o fortalecimento do setor produtivo com a agricultura familiar. O parlamentar disse ser um militante pela reforma agrária e extremamente contra o latifúndio.
O parlamentar disse que o Estado precisa criar o zoneamento agrícola para delimitar e definir áreas de atuação de cada segmento do agronegócio, respeitando a geografia de cada região.
Sobre a educação rural, o deputado enfatizou que continuará lutando para que as escolas permaneçam ou que sejam inseridas ainda mais unidades no campo e não o contrário. Porém, ressaltou mais uma vez que tudo depende de políticas públicas, e que esse fator não cabe somente ao parlamento.
Lazinho da Fetagro lembrou a aprovação do Projeto de Lei 676 de 2017/17, de autoria do Poder Executivo, que institui o Plano de Repasse Financeiro às Efas, garantindo a transferência de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE) para as Efas no Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Ao final da palestra o parlamentar recebeu os agradecimentos do presidente da Associação Escola Familiar Agrícola de Rondônia (Aefaro), José Elias Ramos, e levou os alunos para conhecer as dependências da Assembleia.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook