Lei das cores nas bengalas é sancionada
De acordo com o texto, a cor branca deve ser destinada a pessoas cegas
Cores das bengalas distinguem graus de deficiência visual; o SUS as fornecerá quando solicitado
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 14.951, de 2024, que trata das cores para bengalas, de acordo com grau de deficiência visual. O texto da lei foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira (2) e decorre do PL 4.189/2019, aprovado no Senado no dia 11 de julho. Do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), a matéria teve os senadores Flávio Arns (PSB-PR) e Jussara Lima (PSD-PI) como relatores no Senado.
De acordo com o texto, a cor branca deve ser destinada a pessoas cegas. Usuários com baixa visão ou visão subnormal devem portar bengalas verdes, enquanto a vermelha e branca é reservada para pessoas surdas-cegas. O Sistema Único de Saúde (SUS) deve fornecer a bengala longa na coloração solicitada. Ainda de acordo com a lei, o poder público deve levar em consideração a percepção do usuário a respeito das “barreiras que lhe dificultam a participação plena e efetiva na sociedade”.
A avaliação da cegueira, da baixa visão ou da surdo-cegueira, quando necessária, deve ser realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. Também cabe ao poder público divulgar o significado da coloração da bengala longa e os direitos dos usuários. A lei entrará em vigor após decorridos 180 dias de sua publicação oficial.
Projeto de lei prevê redução na conta de luz para usuários de baixa renda
De acordo com sua proposta, os custos da isenção seriam bancados pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) por um período de dois anos
MPF é a quinta instituição fiscalizadora a inspecionar código-fonte da urna eleitoral
Até terça-feira (6), técnicos da instituição estarão no TSE para analisar o sistema eletrônico de votação
Bolsonaro livre
"Sabe a Dona Fátima? Pois é. Comemorem a sua prisão que é o que temos para hoje...", escreve Denise Assis
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook