Lei de autoria do Deputado Alan Queiroz que estabelece ações de prevenção e controle do diabetes nas escolas é aprovada
A lei tem como objetivo agir como um instrumento de prevenção à doença
O projeto de lei que visa implementar ações de prevenção e controle do diabetes em alunos matriculados nas escolas públicas e privadas de RO (Foto: Daiane Mendonça | Assessoria Parlamentar)
Foi aprovado nesta semana pela Casa de Leis o projeto de lei que visa implementar ações de prevenção e controle do diabetes em crianças e adolescentes matriculados nas escolas públicas e privadas de Rondônia. De autoria do deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), o projeto tem como objetivo atuar como um instrumento eficaz na prevenção da doença.
O diabetes é uma doença crônica incurável que necessita de prevenção, por sua vez, tratamento e controle adequados. A doença atinge não só adultos, mas também crianças e adolescentes, grande parte dos quais está matriculada na rede pública e particular de ensino no âmbito do estado de Rondônia. O objetivo desta lei é prevenir, detectar a doença ou evidências de vir a ocorrer, visando evitar ou protelar o seu aparecimento.
O parlamentar destaca que a aprovação da lei é uma medida de proteção importante para as crianças e adolescentes do estado. “A aprovação deste projeto de lei representa um grande passo na luta contra o diabetes, uma doença que tem crescido cada vez mais entre os jovens. Com essa medida, queremos garantir que todos os estudantes da rede pública e privada de Rondônia tenham acesso a ações de prevenção e controle, com o objetivo de evitar complicações futuras. Acredito que a educação e a conscientização são fundamentais nesse processo”, finalizou.
Com o diagnóstico precoce em crianças e adolescentes, é possível evitar ou diminuir as graves complicações decorrentes do desconhecimento do diabetes. Além disso, é uma forma de conscientizar pacientes, familiares e a comunidade escolar sobre o tema, para trabalhar a adequada alimentação e prática de atividade física junto aos portadores de diabetes ou aos que apresentem risco do seu aparecimento.
Deputada Dra. Taissa reforça importância da isenção fiscal para borracha In Natura em Guajará-Mirim
"O fortalecimento da borracha in natura, que é um produto estratégico para nossa economia, vai resultar em um círculo virtuoso de desenvolvimento”
CPI faz última reunião do ano ouvindo ex-governador de RO, Daniel Pereira
Foi ouvido também o procurador-geral do Estado de Rondônia, Matheus Carvalho Dantas, que atuou na Procuradoria Ambiental, na época da criação das 11 reservas ambientais
Aprovado Lei da deputada Cláudia de Jesus que ratifica laudo permanente para PCDs
Texto do PL foi aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook