Lei de autoria do deputado Ismael Crispin que prioriza a saúde mental de jovens vítimas de abuso é sancionada
A Lei 5.727 já está em vigor em Rondônia
Deputado Ismael Crispin é autor da proposta (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)
A Lei 5.727, de autoria do deputado Ismael Crispin (MDB), que assegura a prioridade no atendimento psicológico na rede pública de saúde do estado de Rondônia às crianças e aos adolescentes que, comprovadamente, por meio de laudo médico ou pericial, tenham sido vítimas de abuso e exploração sexual, já está em vigor em Rondônia.
Segundo Ismael, a lei coloca a saúde mental desses jovens como uma prioridade na rede pública de saúde, reconhecendo a gravidade e a complexidade desses crimes, muitas vezes cometidos por indivíduos próximos às vítimas.
“O abuso e a exploração sexual são violências silenciosas e cruéis. Com esta lei, estamos dando um passo à frente para proteger nossas crianças e adolescentes, assegurando-lhes o apoio psicológico que necessitam para superar esses traumas” disse.
De acordo com o parlamentar, a legislação visa mitigar os efeitos devastadores do abuso, como medo e baixa autoestima, e se alinha ao Estatuto da Criança e do Adolescente, reforçando a prioridade absoluta na proteção dessa faixa etária vulnerável.
“Devemos primar pelo atendimento dessas vítimas e ainda adotar providências no sentido de formular e executar políticas públicas destinando recursos para áreas direcionadas à proteção da criança e do adolescente”, finalizou.
Lei de autoria do deputado Ismael Crispin reconhece papel essencial dos advogados na sociedade rondoniense
Proposta instituiu Dia Estadual da Advocacia comemorado em 11 de agosto
Pacheco promete solução negociada para MP da reoneração da folha
Presidente do Congresso discutiu o assunto com nove líderes do Senado
Sem anistias ou acordos: punição aos golpistas do 8/1 exige que se conte toda a História
Em artigo, Luís Costa Pinto rechaça a tese segundo a qual se evitou um golpe desde 2018: ocorreram vários golpes, desde o impeachment de Dilma até o 8/1



Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook