Léo Moraes cria projeto de lei que permite presença de acompanhantes a parturientes
Hospitais da rede pública e privada devem permitir a presença de acompanhantes e disponibilizar acomodações adequadas.
O Deputado Estadual Léo Moraes criou um projeto de lei que torna obrigatório aos hospitais da rede pública e privada, disponibilização de meios que permitem a presença de acompanhantes a parturientes.
“Mesmo que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabeleça que a criança internada ou em observação tenha direito a um acompanhante, com condições adequadas, nem sempre essa norma é cumprida. Com as mães que acabaram de dar a luz e seus recém-nascidos a situação agrava, pois muitas passam por este momento sozinhas, sem o devido apoio e respeito que nossa legislação oferece.” Explicou o parlamentar.
A proposta, segundo o projeto de lei é que hospitais públicos e privados garantam a presença de acompanhantes fornecendo acomodações apropriadas e as principais refeições. Caso a presença seja contraindicada, nos casos de internações em Unidades de Tratamento Intensivo ou em situações clínicas, a decisão deverá ser justificada pelo corpo clínico.
Caso a unidade hospitalar descumprir, poderá ser aplicada uma multa e em caso de reincidência, o valor será dobrado e revertido em favor do Fundo Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher.
“Queremos proporcionar às mulheres a oportunidade de estarem com seus entes queridos nesse momento tão marcante que é do nascimento de um filho. Com alguém ao lado, essas mães recebem carinho, suporte, auxílio e condições ideais para uma boa recuperação.” Concluiu Léo Moraes.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook