Léo Moraes ressalta projeto que obriga tradução simultânea das sessões da ALE em Libras
Parlamentar agradeceu a presença do público surdo mudo durante a primeira sessão traduzida na Língua Brasileira de Sinais.
O deputado Léo Moraes (PTB), na sessão desta terça-feira (9) na Assembleia Legislativa agradeceu a presença do público de surdos mudos na galeria do Plenário. O parlamentar é autor do Projeto de Resolução, já aprovado, que institui a obrigatoriedade da tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante as sessões da Casa de Leis.
De acordo com a propositura, o intérprete deverá traduzir as sessões plenárias, reuniões de comissões permanentes, audiências públicas e demais solenidades realizadas pelo parlamento legislativo.
Léo Moraes explicou que acima do interesse de proporcionar e ampliar a informação sobre o trabalho dos deputados aos portadores de deficiência auditiva, a propositura trata de uma questão de inclusão social.
De acordo com o deputado, a ALE sempre primou pela garantia dos direitos dos portadores de deficiência auditiva, sendo editadas na Casa diversas leis que beneficiam este público e buscam promover o acesso à informação e aos direitos de todos, independentemente de sua condição física ou social.
“E em nome do respeito que temos por todos os cidadãos do Estado de Rondônia é que não poderíamos deixar de oferecer aos surdos mudos a possibilidade de exercer seu direito de acesso à informação e principalmente o pleno exercício da cidadania”, concluiu o parlamentar que teve sua fala e toda a sessão, interpretada em Libras.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook