Léo Moraes se posiciona sobre reportagem em rede nacional mostrando situação precária de presídio feminino da capital

A reportagem mostra um vídeo gravado por um agente penitenciário, onde centenas de ratazanas invadem o local, segundo as detentas, até mordidas dos roedores algumas mulheres já sofreram.

Assessoria
Publicada em 15 de março de 2018 às 12:53
Léo Moraes se posiciona sobre reportagem em rede nacional mostrando situação precária de presídio feminino da capital

O Presídio Feminino de Rondônia foi destaque ontem no Jornal Nacional, exibido pela Rede Globo de Televisão. A reportagem mostra um vídeo gravado por um agente penitenciário, onde centenas de ratazanas invadem o local, segundo as detentas, até mordidas dos roedores algumas mulheres já sofreram.

A situação da penitenciária é crítica. O Deputado Estadual Léo Moraes, por várias vezes, já se manifestou em relação ao sistema prisional de Rondônia. 

“Na qualidade de deputado estadual, é de minha responsabilidade fiscalizar e cobrar por melhorias em todos os setores do nosso estado e no sistema prisional não é diferente. Por isso, realizei diversas vistoriais pelos presídios da capital onde foi constatado o caos nas unidades prisionais. Apesar da Secretaria de Justiça falar que os projetos e as mudanças estão em andamento, nada está sendo feito há tempos.” Relatou o parlamentar

Léo conta que na vistoria foi impedido de fotografar no interior do presídio, mas o que viu foi devastador. De acordo com o deputado, diversas irregularidades como grades quebradas, falta de água, esgoto estourado, péssimas condições de trabalho e déficit de efetivo são algumas das falhas do sistema prisional do estado.

“Além da péssima estrutura dos prédios, os agentes penitenciários sofrem com a carga excessiva de trabalho e com a situação de insalubridade nas penitenciárias. Sou defensor dos concursados aprovados e não vejo sentido algum o executivo ainda estudar a possibilidade de contratação de servidores emergenciais, sendo que há centenas de concursados aprovados esperando o chamamento. Já está mais que explícito que o sistema prisional e a segurança pública precisam de mais profissionais.” Constatou deputado.

Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socieducadores do Estado de Rondônia (Singeperon) o presídio feminino de Porto Velho comporta atualmente cerca de 130 presas, mas só tem capacidade para receber 79 mulheres. Após a repercussão em rede nacional das péssimas condições da unidade prisional, a Justiça de Rondônia pediu a interdição do local e que as detentas sejam transferidas em até 48 horas.

“É interessante ver a repercussão negativa do nosso estado, sendo que a Sejus passa a impressão de que está tudo bem. Quem conhece meu trabalho, sabe que nunca fui omisso e sempre lutei por esta causa e nas vezes que me posicionei e expus minhas ideias, fui criticado. Agora a realidade está vindo à tona. É preciso mostrar competência perante nossa população e valorizar os servidores.” Concluiu Léo.

Comentários

  • 1
    image
    Manoel Jonas 15/03/2018

    O deputado fala que fiscaliza, mas precisou de um extranho pra denunciar e jogar no vento, agora aparece o pai da criança...

  • 2
    image
    Henry 15/03/2018

    É uma pena ver que o ilustre deputado ultimamente só vem atuando em defesa dos servidores da SEJUS, como se os demais servidores pertencentes a Administração Pública Estadual não existissem. Levante a bandeira de todos os servidores estaduais, sem fazer qualquer tipo de distinção.

  • 3
    image
    BRUTUS 15/03/2018

    É BRINCADEIRA ISSO!!! VEJAM UM RATO, TIRANDO PROVEITO DAS RATAZANAS DO "JN". ACHO QUE VÃO QUERER FORMAR CASAL, TEM MAIS 23. RATAZANAS "JN" SE CUIDEM.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook