Limpeza de galerias em avenidas visa evitar alagamentos na época chuvosa
Serviço da Secretaria Municipal de Obras engloba abertura de canais de drenagem
Para evitar os alagamentos que surgem em pontos críticos de algumas avenidas da cidade, a Prefeitura de Vilhena trabalha na limpeza, abertura e revitalização dos canais de drenagem da zona urbana. A Secretaria Municipal de Obras (Semosp) utiliza diversas máquinas, inclusive o novo caminhão adquirido recentemente, com sistema de hidrojateamento.
“No cruzamento das avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes e Tancredo Neves, próximo ao estádio Portal da Amazônia, tivemos de abrir o asfalto para retirar as manilhas e conseguir fazer uma limpeza adequada. Muito entulho, lixo, sujeira, terra, pedras e detritos de toda sorte vão se acumulando e precisamos de um grande esforço para garantir que as tubulações estejam livres para receber a água das chuvas na próxima estação das águas”, explica o secretário municipal de Obras, Marcelo “Boca”.
Operações semelhantes serão feitas na avenida Paraná e bairros que têm incidência de alagamentos na cidade. A Semosp intensifica este trabalho no período da seca para dar condições aos servidores, que precisam entrar dentro das manilhas para realizar a desobstrução. Em boa parte dos canais de drenagem, nem mesmo o sistema de hidrojateamento foi capaz de romper as barreiras de resíduos acumulados. Agora, com a limpeza inicial feita, o caminhão especializado terá condições de dar manutenção anual, evitando que as crostas de sujeira se formem novamente.
O município tem cerca de 250 km de ruas asfaltadas, porém, em alguns locais o dimensionamento da drenagem, quando de seu asfaltamento há décadas atrás, não foi feito de maneira a comportar o crescimento vertiginoso da cidade. Assim, o direcionamento de água de vários bairros para tubulações insuficientes causa transbordo para a via.
Atualmente a cidade tem em execução ou já contratados projetos de pavimentação que envolvem 75 km de asfaltamento, sendo 30 km de recapeamento com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e outros 45 km de asfalto novo, que, por determinação do prefeito Eduardo Japonês, têm drenagem planejada para décadas de crescimento dos bairros.
“A Prefeitura tem recursos e tem investimento. Há obras em todos os cantos da cidade e isso é fruto de uma equipe técnica de secretários que fazem o serviço acontecer, além de articulação política eficiente com a Câmara de Vereadores, o Governo do Estado e o Governo Federal. Todas as esferas do poder, quando harmônicas, funcionam muito mais rapidamente e com mais benefícios para a população. Estamos firmes e o trabalho não vai parar”, garante o prefeito Eduardo Japonês.
Pedidos de serviços para a Semosp podem ser feitos diretamente pelo WhatsApp, através do número 3321-2665.
Galeria de Fotos:
Sobre rols taxativos e Equidade na Saúde
A solução para isso depende de todos nós! Sistema Único de avaliação! Determinismo técnico igualitário! Participação maior dos atores efetivamente inseridos e participantes dos processos! Sensibilidade social e empresarial!
STJ dá salvo-conduto para três pacientes cultivarem cannabis para fins medicinais
Decisão da Sexta Turma seguiu entendimento defendido pelo Ministério Público Federal em sustentação oral
Como será o golpe no Brasil?
"O golpe já foi anunciado pelo próprio presidente. É ele ou alguém em seu nome que vai desferir o golpe", escrevem Lincoln Secco e Fernando Sarti Ferreira
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook