Litorina será reativada até meados de abril para fomentar o turismo e resgate histórico
A Litorina fará o percurso entre o Memorial Rondon, a Igrejinha de Santo Antônio, até a Vila Candelária.
Após solicitação do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, em atenção a Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (ASFEMM), a última Litorina que sobrou do tempo da operação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) deve voltar a funcionar até meados de abril deste ano. A ideia, de acordo com o Executivo Municipal, é promover o turismo e resgatar a história da EFMM, com passeios turísticos.
Quatro meses depois do início do projeto, com a intermediação da Fundação Cultural do Município (Funcultural), na próxima semana, será apresentado laudo técnico de um engenheiro, atestando a segurança do espaço a ser trilhado. “Durante o período em que o complexo da EFMM estiver em obra, para restauração, o porto-velhense e o turista poderá usufruir desta oportunidade, conhecendo essa parte de nossa história”, declarou o presidente da Funcultural, Ocampo Fernandes.
Com sua reativação, em 2,3 km de trilhos, a Litorina fará o percurso entre o Memorial Rondon, a Igrejinha de Santo Antônio, até a Vila Candelária, com velocidade média de 20Km/h. O passeio terá cerca de 25 minutos. Poderão ser transportadas 16 pessoas, tendo como condutor, Antônio Moisés, da ASFEMM. A Associação estuda a cobrança de uma taxa simbólica para ter acesso ao passeio.
Estação
A Prefeitura, com apoio de diversos parceiros, vai construir, nos próximos dias, uma estação, que servirá de local para estacionar a litorina e, depois, uma das locomotivas. Todo o projeto foi avaliado e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), após as suscitações de orientações técnicas em virtude da não agressão a originalidade da EFMM.
Apoio
A retomada da Litorina acontece com apoio de diversos órgãos como, por exemplo, o Governo do Estado de Rondônia (Casa Civil, as Superintendências de Turismo e de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos), Exército Brasileiro e de populares voluntários.
Prefeito agradece a agentes da Defesa Civil Municipal pelo empenho no socorro aos ribeirinhos
Hildon Chaves sancionou lei que institui o dia 30 de março como Dia Municipal da Defesa Civil.
Equipes da Semusb realizam serviços de limpeza na BR-364
Garis e roçadores da Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) realizam trabalhos de rastelagem, capina, varrição, limpeza de meio-fio e calçada e, ainda, recolhimento de material, entre outras ações.
Justiça do Trabalho em Porto Velho realiza primeiro TRT Comunidade de 2019
17ª edição do TRT Comunidade acontecerá na Escola Daniel Neri Zona Leste de Porto Velho no dia 6 de abril.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook