Magistrados vão às escolas estimular estudantes para concurso de redação

A equipe da CRE ressaltou a relevância do projeto em apoio às escolas, tendo em vista a premiação que se torna além de um atrativo ao desenvolvimento do trabalho, também demonstra a valorização do educador no exercício profissional.

Assessoria de Comunicação Institucional Com informações da Emeron e comarca de Alta Floresta do
Publicada em 27 de junho de 2019 às 11:04
Magistrados vão às escolas estimular estudantes para concurso de redação

A equipe do Núcleo Psicossocial do Judiciário de Alta Floresta do Oeste, coordenada pela juíza Larissa Pinho de Alencar Lima, realizou o encontro com a equipe da Coordenadoria Regional de Educação - CRE de Alta Floresta do Oeste, direção e coordenação das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Pe. Ezequiel Ramin (EEEFM) e Juscelino Kubitschek de Oliveira, para tratar sobre o Projeto Justiça e Cidadania se Aprende na Escola: Meu conhecimento faz Justiça, dentro do projeto Cidadania e Justiça na Escola, uma parceria da Emeron com a Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A equipe da CRE ressaltou a relevância do projeto em apoio às escolas, tendo em vista a premiação que se torna além de um atrativo ao desenvolvimento do trabalho, também demonstra a valorização do educador no exercício profissional.

A direção das instituições de ensino destacou a importância da presença do Judiciário na escola, especialmente pela proposta de orientar os alunos quanto ao exercício da cidadania. Lembrou situações vivenciadas na atualidade que demonstram a necessidade de supervisão e orientação aos jovens no contexto de Justiça, demonstrando interesse em participar e contribuir com o projeto.   

Na capital

Em Porto Velho, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) continua, nesta semana, as visitas às escolas da rede estadual de ensino participantes do concurso de redação. Nas visitas, magistrados do Tribunal de Justiça de Rondônia ministram palestras sobre temas relacionados à temática do concurso, como cidadania, educação e direitos.

No dia 24, quatro escolas de Porto Velho participaram das atividades: Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade VII, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ulisses Guimarães, Professor Daniel Neri da Silva, com palestra sobre justiça e cidadania ministrada pelo juiz Adolfo Theodoro Naujorks Neto, e Mariana, onde o juiz Flávio Henrique de Melo abordou violência e abuso sexual.

Na Tiradentes, o diretor da Emeron, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, falou sobre o sistema de justiça e também sobre cidadania. Ele apresentou alguns entes do sistema, como a Polícia Civil, o Ministério Público e o Judiciário, explicando a atuação de cada um e também quem os compõem. O magistrado ressaltou que conhecer o funcionamento de cada instituição é uma das formas de cidadania, pois permite que o cidadão saiba a quem recorrer para a garantia de seus direitos.

Marcos Alaor também falou sobre o voto consciente como manifestação de cidadania, evidenciando a importância de os jovens participarem do processo político. “Questionem os candidatos, conheçam os planos deles para o bairro de vocês, sugiram as melhorias que vocês identificam no dia a dia e, quando eles ganharem, cobrem, acompanhem o que está sendo feito. Participem ativamente do processo democrático para que vocês vejam os resultados”, afirmou.

Já na Escola Ulisses Guimarães, a juíza Kerley Regina Ferreira de Arruda Alcântara reforçou o convite para que os alunos participem do concurso, destacando o projeto como uma oportunidade de aprendizado. “Não é a premiação da bicicleta que é o valor, o valor é a oportunidade de estar aprendendo, porque aquilo que você aprender, não se tira. E, às vezes, aquilo que você escreveu abre portas muito maiores do que você possa imaginar”.

No dia 25, terça, foi a vez da EEEFM Profª. Flora Calheiros Cotrin receber a juíza Silvana Maria de Freitas para falar sobre justiça e cidadania. Até a próxima sexta-feira (28), outras cinco escolas na capital receberão a visita dos magistrados. Paralelo às atividades em Porto Velho, as comarcas do interior do estado também têm realizado palestras e visitas dos alunos nas unidades do Judiciário. A intenção é que cerca de 10 mil alunos do 1º ano do ensino médio sejam atingidos pelo projeto.

Até sexta-feira (28) serão visitadas as escolas: Jesus Burlamaqui Hosannah com a presença do vice-diretora da Emeron, Guilherme Ribeiro Baldan; Professor Orlando Freire, com a juíza Rejane de Sousa Gonçalves Fraccaro dialogando com os alunos; Capitão Manoel Cláudio com a participação da juíza Miria do Nascimento de Souza; São Luiz com a palestra do tesoureiro-adjunto da Ameron, Johnny Gustavo Clemes; e por fim, a Risoleta Neves com o juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa que conversará com os estudantes da instituição.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook