Mais de 300 atendimentos são realizados no Dia D do Novembro Azul

Ação foi realizada no último sábado, 27, em diversas UBS do município

Marco Bernardi Fotos: Arquivo Semusa
Publicada em 30 de novembro de 2021 às 16:03
Mais de 300 atendimentos são realizados no Dia D do Novembro Azul

Mais de 300 homens foram atendidos no Dia D da Campanha Novembro Azul, mês mundial de prevenção e combate ao câncer de próstata, realizado no último sábado (27), pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). No total, foram cerca de 3 mil atendimentos realizados no mês de novembro.

Os atendimentos foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) 2 de Abril, KM-5, Juscelino Cardoso (Exposição), Dom Bosco, BNH, São Bernardo, Nova Brasília, L1 Maringá e na unidade do Distrito de Nova Londrina.

Durante o Dia D da Campanha Novembro Azul, foram realizadas consultas preventivas ao câncer de próstata e também exames PSA, para detecção precoce da doença. Na segunda-feira (29), a Semusa também realizou o Dia D no Centro de Especialidades Médicas (CEM), com atendimento médico especializado, testes rápidos e consultas com cardiologistas.

Para aumentar o alcance da campanha, a Semusa realizou atendimentos noturnos, durante o mês de novembro, em dez UBS do município. A última ação foi realizada na noite de quinta-feira (25), na Unidade Dom Bosco.

“Além do Dia D, durante novembro, contamos com o funcionamento das UBS no período noturno. Com isso, conseguimos realizar mais de 350 consultas e testes rápidos. Apenas no último sábado, foram mais de 300, totalizando cerca de 3 mil atendimentos em todo o mês”, explicou Kellen Nayara Cardoso, diretora do DAB da Semusa.

Com o atendimento no período regular, as ações noturnas e o Dia D promovido pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa, no último sábado, cerca de 3 mil procedimentos foram realizados durante toda a Campanha Novembro Azul.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Se for detectado precocemente, o câncer de próstata tem índices de cura superiores a 90%. A recomendação dos profissionais da Saúde é de que homens, a partir dos 45 anos de idade, façam o exame regularmente.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook