Mais de 33 mil cães e gatos são vacinados contra a raiva durante o Dia D

Apesar do número expressivo, a procura em Porto Velho foi considerada baixa; a vacina continua disponível na Capital

Texto: Semusa Foto: Wesley Pontes
Publicada em 03 de outubro de 2023 às 18:40

Para quem não conseguiu ir imunizar seu animalzinho, a vacinação é ofertada diariamentePara quem não conseguiu ir imunizar seu animalzinho, a vacinação é ofertada diariamente

O Dia de D de vacinação contra a raiva em Porto Velho, realizado no último sábado (30), vacinou 33.841 animais. Apesar do número expressivo, a procura foi considerada abaixo do esperado pela Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Para quem não conseguiu imunizar seu cão ou gato, a vacinação antirrábica é ofertada diariamente, independente da campanha. Os tutores que desejam imunizar seus animais devem procurar a sede da Divisão de Controle de Zoonoses, localizada na avenida Mamoré, n° 1120, bairro Cascalheira. A equipe oferece ainda o trailer de vacinação, posicionado no Parque Circuito, na avenida Lauro Sodré, n° 2983. O atendimento nos dois locais é das 8h às 17h.

A vacina protege animais e humanos contra a doençaA vacina protege animais e humanos contra a doença

Edson Neves da Cruz, gerente da Divisão de Controle de Zoonose, declara que a expectativa era imunizar 40 mil animais durante o Dia D, realidade alcançada no último ano. Desde o início do ano, até agora, foram vacinados 39.293 cães e gatos contra 48.267 durante todo o ano de 2022.

O último caso de raiva em Porto Velho foi registrado há mais de 20 anos. Desde então, as ações de imunização da população e dos animais são realizadas constantemente pela Secretaria de Saúde do município, inclusive com atividades itinerantes para atingir as coberturas vacinais consideradas satisfatórias para a proteção contra a raiva em animais e, consequentemente, nas pessoas.

Último caso de raiva em Porto Velho foi registrado há mais de 20 anosÚltimo caso de raiva em Porto Velho foi registrado há mais de 20 anos

“Nosso trabalho para proteger a população contra a raiva acontece durante todo o ano. Vamos até os distritos, linhas rurais, comunidades, bairros mais distantes, regiões periurbanas, condomínios, entre outros locais com grande concentração de cães e gatos para a vacinação antirrábica. Esse é um trabalho de rotina que efetuamos todos os anos”, explica Edson Neves.

AGENDAMENTO

A Semusa também oferece o serviço de vacinação em domicílio para quem tem mais de dez animais no mesmo ambiente. O serviço volta a ser disponibilizado a partir do dia 15 de outubro, mediante agendamento através do número (69) 98473-6712.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook