Mais de duas mil pessoas participam de Audiência Pública on-line sobre o retorno às aulas em Rondônia
Mais de duas mil pessoas participaram do evento que reuniu diversos órgãos que expressaram suas opiniões técnicas sobre o assunto
A mobilização da comunidade escolar, formação de servidores e a Busca Ativa Escolar são ações tomadas pela Seduc para a retomada das aulas
A Audiência Pública on-line para debater a retomada das aulas na Rede Estadual de Ensino aconteceu na manhã dessa terça-feira (27), pelo canal Mediação Tecnológica de Rondônia. Mais de duas mil pessoas participaram do evento transmitido pela internet, e reuniu diversos órgãos que expressaram opiniões técnicas sobre o assunto.
Após apuração, os argumentos registados na videoconferência e dados da enquete disponibilizados vão faz parte de um relatório a ser apresentado ao governador, coronel Marcos Rocha.
O titular da pasta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Suamy Vivecananda, conta que mais de oito mil pessoas responderam ao link da enquete on-line disponibilizada durante a Audiência Pública. Os dados coletados serão tabulados.
A Audiência Pública foi orientada em reunião pelo Gabinete de Articulação para o retorno das aulas. O departamento planeja, orienta e traz à discussão tanto sobre o controle do exercício, do desenvolvimento das ações remotas da educação, quanto para um planejamento futuro. Envolve todos os órgãos de controle do setor e órgãos reguladores.
“A reunião pública foi para medir a opinião da sociedade quanto ao retorno às aulas. Tivemos uma grande atuação de pais, alunos, educadores e gestores, participando diretamente pelo chat. Com as respostas da enquete tiraremos ensinamentos e vamos saber o que o povo pensa, pois durante a audiência foram ouvidas as pessoas que defendem e as que não defendem o retorno das aulas. Entretanto, só podemos saber como agir quando os dados nos apontarem o caminho. Ontem foi apenas a discussão da temática. Foi uma audiência maravilhosa”, comenta o secretário.
Mais de oito mil pessoas responderam à enquete sobre o retorno às aulas disponibilizada na Audiência Pública on-line
Débora Machado Aragão, da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE) opinou que o período de pandemia foi de adaptações e que quando houver um retorno o mesmo deve ser hibrido. “Parabenizo os professores, pais, mães e alunos que buscam vencer as dificuldades do ensino à distância. A acredito que neste ano, considerando principalmente que não temos segurança dos dados, com relação aos reflexos desta pandemia. Acredito que quando houver o retorno, o mesmo deve ser hibrido para que as crianças possam ir se adaptando. Um retorno paulatino “, disse a defensora.
Dentre as ações deliberadas pela Secretaria de Educação para a retomada das aulas estão: a mobilização da comunidade escolar, formação de servidores, desenvolvimento de ferramentas de mediação que possibilitam aulas on-line, o envolvimento dos professores e a Busca Ativa Escolar.
Entre os diversos órgãos representados estavam, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE), Ministério Público Estadual, Ministério Público de Contas, Conselho Estadual de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais e Estaduais (undime), Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), Associação dos Conselhos Tutelares, Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero) e Sindicato dos Professores e Professoras de Rondônia.
DER conclui recuperação de 24 quilômetros da RO-459, garantindo o acesso à BR-364
O gerente da Usina de Asfalto de Porto Velho, o engenheiro Emerson Santos informou que os serviços de pavimentação asfáltica passaram, também, pelo perímetro urbano da RO-459 em Rio Crespo, garantindo infraestrutura e desenvolvimento ao município
Servidor da Superintendência de Tecnologia e Informação do Estado de Rondônia concorre ao prêmio nacional “CIO Destaque”
O gestor é identificado por meio de pesquisa realizada no mercado, indicação de outros profissionais da mesma área e escolha da Comissão Organizadora do Prêmio
Mais de 200 famílias são beneficiadas com cestas básicas de ação social do Detran Rondônia
Em comemoração ao aniversário de 34 anos, Detran Rondônia promoveu a ação social para beneficiar famílias carentes e instituições que prestam serviço social no Estado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook