Mais uma vitória: TSE cassa decisão do TRE/RO que suspendeu atos de campanha de Acir
No entendimento do Ministro o art. 16-A da Lei n. 9.504/97, assegura ao candidato o direito de prosseguir na disputa até que sua questão seja resolvida pelo TSE em definitivo.
Na manhã de hoje (12.09.2018), o ministro Jorge Mussi, do Tribunal Superior Eleitoral, suspendeu efeitos da decisão proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia que havia suspendido os atos de campanha do senador Acir Gurgacz (PDT), candidato ao cargo de governador do Estado.
No entendimento do ministro, o artigo 16-A da Lei n. 9.504/97 assegura ao candidato o direito de prosseguir na disputa até que sua questão seja resolvida pelo TSE em definitivo, já que o termo contido na Lei “instância superior” equivale ao Tribunal Superior Eleitoral, e não ao TRE/RO, pois trata de eleição estadual em que o processo do cargo em disputa tramita originariamente do Tribunal local, sendo cabível recurso ao TSE em caso de negativa de registro.
É a segunda decisão que o TSE profere nesse sentido. Na data de ontem foi concedido o mesmo direito a uma candidata do PSB, Hosana Maria Alves Pinto.
Consultado pela reportagem, o advogado de Acir, Nelson Canedo, afirmou que a decisão já foi comunicada ao TRE/RO e que nos próximos dias o TSE analisará o recurso que visa a reforma do indeferimento do registro. Disse ainda o advogado que a jurisprudência do TSE é firme no sentido de que não incide a inelegibilidade sobre o candidato ao governo, pois está suspensa em razão da propositura de recurso (no Supremo Tribunal Federal) que busca a reforma da condenação.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
Não sei qual a finalidade do TRE. Não tem poder pra nada. Por que não deixar somente para o TSE resolver ? O TRE decide uma coisa e o TSE faz outra. Não dá pra entender !
Vitória de Quem? O cara é ficha suja. Aí vem vcs dando crédito para o mesmo. Essa é para chorar e não ri.
Vai sangrar até o final do 1º turno, depois recebe o golpe fatal do TSE confirmando a decisão do TRE. Muito fácil de entender. Ficha Suja, não tem jeito. Favas contadas.
Isso não muda nada, o fato é que o candidato perdeu credibilidade, haja vista ter praticado crime contra o sistema financeiro nacional, situação esta que certamente refletirá nas urnas.
NESSE PAÍS O QUE PREVALECE É A IMORALIDADE DA JUSTIÇA. UM FAZ OUTRO DESFAZ. É POR ESSE MOTIVO QUE TODO POVO BRASILEIRO TÁ AÍ SE PREPARANDO PARA VOTAR EM JAIR BOLSONARO. É MUITA BAGUNÇA NESSES TRÊS PODERES. O POVO TÁ CANSADO DESSES POLÍTICOS CORRUPTOS USAR E ABUSAR DOS COITADOS QUÊ NÃO TEM A QUEM RECORRER. QUE EM RONDÔNIA O POVO VENHA FAZER UMA FAXINA, UMA LIMPEZA GERAL MANDANDO ESSES POLÍTICOS SUJOS PRA P Q P.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook