Manual de atenção às pessoas LGBTI presas é reconhecido como exemplo pela CIDH
O manual detalha procedimentos a serem observados pelo Poder Judiciário para reduzir vulnerabilidades de pessoas LGBTQIA+ acusadas, rés, condenadas ou privadas de liberdade
Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) usou seu perfil no Twitter, ontem (8/7), para parabenizar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo lançamento de manual de atenção às pessoas LGBTI presas, no final de junho. O documento, elaborado pelo programa Fazendo Justiça, traz uma abordagem inédita para orientar magistrados e magistradas em todo o país na aplicação de diretrizes para assegurar direitos fundamentais dessa população no contexto dos sistemas de Justiça criminal e juvenil.
Leia também: Manual inédito do CNJ orienta atenção à população LGBTI privada de liberdade
O manual detalha procedimentos a serem observados pelo Poder Judiciário para reduzir vulnerabilidades de pessoas LGBTQIA+ acusadas, rés, condenadas ou privadas de liberdade. Além de conceitos, legislação de referência, glossário de termos, dados sobre autodeclaração e uso de nome social, a publicação reúne diretrizes para a aplicação de medidas relacionadas à definição do local de privação de liberdade de pessoas LBGTQIA+, assim como quanto à ocorrência de relatos de violência ou grave ameaça, bem como especificidades de mulheres lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais e de homens transexuais.
A Comissão, que é um órgão independente da Organização dos Estados Americanos (OEA) criado para promover a observância e defesa dos direitos humanos, utilizou o documento como um exemplo a ser seguido pelos países do continente no cuidado com essas pessoas. “A CIDH convoca os Estados a adotarem medidas urgentes e efetivas para garantir a vida, segurança pessoal e integridade das pessoas LGBTI privadas de liberdade e diretrizes para o tratamento adequado das pessoas trans, não-binárias e de gêneros diversos nas prisões.”
Prefeitura do Rio libera público na final da Copa América, no Maracanã
Haverá o limite de 10% de ocupação por setor do estádio
Operação autua 641 postos de combustível em 26 unidades federativas
Maioria das autuações foi por problema nas bombas de abastecimento
Transformação social por meio da leitura em RO é debatida em evento do CNJ e Sejus
“Escrevendo histórias: webnário sobre práticas de leitura em prisões de Rondônia” foi transmitido pelo canal da Emeron, no YouTube, e teve mais de 500 visualizações
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook