Manutenção corretiva e preditiva dos carros: conheça os dois tipos e sua importância

Quem faz constantes manutenções obtém inúmeras vantagens, como economia de combustíveis, valorização do carro, maior eficiência e conforto nos deslocamentos

Da redação
Publicada em 22 de julho de 2021 às 11:30
Manutenção corretiva e preditiva dos carros: conheça os dois tipos e sua importância

Muita gente decide comprar carros novos na Karvi para evitar gastos excessivos com manutenção, principalmente as corretivas. No entanto, quem tem atitudes preventivas na conservação do veículo consegue manter um bom preço de mercado, sempre fechando bons negócios. Para sempre fazer as melhores escolhas, nada melhor do que a conscientização. 

Manutenção corretiva    

Como o próprio nome sugere, a manutenção corretiva é realizada quando o problema já aconteceu. Dessa maneira, em termos práticos, ela é feita porque o automóvel parou de andar ou está com várias deficiências, como consumo excessivo de combustíveis, bateria viciada ou com óleo vazando, entre muitos outros. 

Portanto, essa manutenção acontece quando não há mais o que fazer. Ela é colocada em prática justamente para enfrentar a falta de conforto, panes constantes e até prejuízos incalculáveis. Muitas vezes, até revela um certo descompromisso do motorista com a conservação do próprio veículo.  

Manutenção preditiva 

Já a manutenção preditiva é o oposto da corretiva. Ela ocorre quando o motorista se preocupa com as boas condições do veículo e sempre faz avaliações com especialistas para saber as reais situações de todos os componentes. 

Dessa maneira, é possível efetuar trocas até mesmo antes do prazo fixado pela montadora. Assim, a redução nos gastos se torna uma realidade, sem falar no melhor rendimento do carro e ainda na valorização. 

Além disso, a manutenção preditiva contribui com uma maior durabilidade das peças, evitando situações adversas, como uma pane em uma rodovia, por exemplo. 

Trata-se de uma atitude que contribui com a segurança tanto do motorista quanto dos passageiros, pois os deslocamentos acontecem com mais tranquilidade. Caso necessite trocar de carro, é possível ainda obter valores até mesmo acima da tabela Fipe. 

Inclusive, a manutenção preditiva é muito adotada em empresas que contam com uma frota de veículos, fazendo com que a conservação sempre se mantenha em dia. 

Manutenção preventiva  

A única diferença com a preditiva é que a preventiva é feita somente no prazo das trocas estipulado pelas montadoras. Muitas vezes, elas são conduzidas pelos próprios motoristas, sem a avaliação prévia de um especialista.  

Dessa forma, ao colocá-la em prática, é possível fazer uma revisão e substituição dos itens nos intervalos de tempo pré determinados, ou seja, elas acontecem a cada 5.000, 10.000 ou 15.000 km rodados. 

Muitas vezes, quem compra um automóvel usado também precisa ficar atento com a manutenção preventiva, principalmente para evitar gastos excessivos. Dentre as rotinas previstas, podemos citar a troca de óleo, filtros, pastilhas de freios, troca de correias dentadas, molas, amortecedores, embreagem, água do radiador, etc.

Outro cuidado que não pode fugir do seu check-list é o alinhamento e balanceamento, ou seja, quem mantém o automóvel em boas condições sempre roda mais tranquilo e ainda economiza. 

Vantagens de manter as manutenções em dia

Além dos benefícios já citados acima, as manutenções preventiva e preditiva são ideais justamente para evitar a corretiva, pois quando ela é necessária, geralmente os custos já estão estratosféricos, principalmente se envolver componentes caros do carros, como motor, pneus e freios. 

Outras vantagens inquestionáveis são a segurança na dirigibilidade, evitando acidentes, como no caso de uma falha de um freio no momento mais urgente. Podemos citar ainda o aumento no valor de revenda, melhor desempenho do carro, conforto, diminuição do envelhecimento e mais economia de combustíveis. 

Portanto, priorize sempre as manutenções em seu automóvel e busque sempre levá-lo a oficinas de qualidade e com profissionais capacitados, valorizando as peças originais. 

Assim, certamente você estará mais tranquilo em todos os deslocamentos, evitando situações que podem acabar com um passeio ou até mesmo aumentando o risco de acidentes que poderiam ter sido evitados. Afinal, a prevenção sempre é o melhor remédio.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

O Brasil na fila do osso

O Brasil na fila do osso

A pobreza do Brasil dá lucro, basta saber administrá-la. E agora não mande ninguém para Cuba ou Venezuela. Mande para Cuiabá! Lá tem osso. E do bom!