Marcos Rogério diz que STF viola Estado de direito
É ele que assegura a cada cidadão o direito de ser julgado por um juiz imparcial, com respeito à ampla defesa e ao contraditório
Em pronunciamento no Plenário do Senado nesta quarta-feira (20), o senador Marcos Rogério (PL-RO) criticou a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e afirmou que o Brasil enfrenta uma crise institucional com rompimento de princípios do Estado democrático de direito. O parlamentar apontou o que considerou violações processuais e questionou investigações e decisões do tribunal, entre elas as relacionadas ao pastor Silas Malafaia.
— O devido processo legal não é um adorno constitucional, é a espinha dorsal do sistema de Justiça. É ele que assegura a cada cidadão o direito de ser julgado por um juiz imparcial, com respeito à ampla defesa e ao contraditório. Não é isso o que vemos, e o mundo está a observar — acusou.
Marcos Rogério declarou que há concentração de competências no STF, como a instauração de inquérito, investigação, denúncia, julgamento e execução de penas, tudo feito por um mesmo ministro. Também mencionou a aplicação de penas que considera desproporcionais a réus relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023 e alegou ausência de individualização de condutas. Em sua avaliação, essas práticas comprometem garantias constitucionais.
O senador defendeu que o Congresso Nacional exerça seu papel constitucional de fiscalização e equilíbrio entre os Poderes, especialmente em situações que envolvam possível violação de direitos e garantias fundamentais. Segundo ele, é responsabilidade do Parlamento zelar pelo cumprimento da Constituição e preservar a legitimidade das instituições democráticas.
Oposição elege presidente e relator da CPMI do INSS
Carlos Viana (Podemos) e Alfredo Gaspar (União) foram escolhidos
Deputados aprovam benefício de R$ 12 mil para procuradores
Vete governador! Se não tem um auxílio alimentação decente para os professores, não é justo dar mais de R$ 12.000,00 pra quem se dedica a cortar imoralmente direitos dos trabalhadores
Isenção de ICMS em energia solar é tema de projeto da Dra. Taíssa
Proposta busca incentivar energia limpa, reduzir custos e promover desenvolvimento sustentável em Rondônia




Comentários
Também concordo com vossa excelência senador, viola a medida que um golpista deveria estar em regime fechado de uma penitenciária federal invés de prisão domiciliar causando tumulto e atrapalhando a nação.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook