Massa de ar frio atinge diversas regiões do Brasil, provocando queda de temperatura em Rondônia
O fenômeno também atingirá parte da Região Norte, onde é conhecido como Friagem, fazendo as temperaturas caírem no Acre, sul do Amazonas e sudoeste do Pará
Porto Velho, Rondônia - Desde a quarta-feira (7), uma massa de ar frio começou a se deslocar pelo continente sul-americano, afetando inicialmente as temperaturas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nesta quinta-feira (8), o ar frio avança sobre o Mato Grosso do Sul, sul e sudoeste do Mato Grosso e sul e sudeste de São Paulo. Na sexta-feira (9), o sistema continuará se deslocando, atingindo o centro-oeste e sul do Mato Grosso, Rondônia, sul de Goiás, demais áreas de São Paulo, centro-sul do Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro.
No sábado (10), o ar frio se espalhará para áreas de Goiás, noroeste, sul, oeste e Zona da Mata de Minas Gerais, além das demais áreas do Rio de Janeiro. O fenômeno também atingirá parte da Região Norte, onde é conhecido como Friagem, fazendo as temperaturas caírem no Acre, sul do Amazonas e sudoeste do Pará.
No domingo (11), a massa de ar frio, ainda que enfraquecida, provocará um declínio de temperatura no norte de Goiás, Distrito Federal, área central de Minas Gerais e centro-sul do Espírito Santo.
As temperaturas no sul do Brasil continuarão baixas entre a noite de quarta-feira (7) e sábado (10), caracterizando uma onda de frio. Existe a possibilidade de neve em pontos isolados das Regiões Serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre sexta-feira (9) e sábado (10).
No fim do domingo (11), uma nova massa de ar frio reforçará o tempo frio no sul do país, mantendo as temperaturas baixas até pelo menos a quarta-feira (14), com o ápice de frio e geadas intensas na terça-feira (13).
Ainda no domingo (11), especialmente entre a madrugada e o amanhecer, é esperada geada generalizada em grande parte da Região Sul. Também há potencial para geadas no centro-leste e sul do Mato Grosso do Sul, boa parte do estado de São Paulo, parte de Minas Gerais (oeste, Campo das Vertentes e sul/sudoeste) e na região serrana do Rio de Janeiro, especialmente em vales ou baixadas de altitude ou planaltos.
Esta será a primeira massa de ar frio em 2024 a avançar sobre todos os estados das Regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, com previsão de formação de geada, de forma gradativa, acompanhando a evolução do ar frio e seco. O fenômeno será mais pronunciado nas Regiões Sul, mas também afetará áreas do Centro-Oeste e Sudeste do país.
Publicado edital complementar para ingresso via notas do ensino médio nos cursos do 2º semestre
As inscrições estarão abertas no período de 8 a 14 de agosto e deverão ser realizadas exclusivamente de modo online
Fórum dos governadores da Amazônia Legal será encerrado com entrega dos títulos das terras às famílias chacareiras do Militão
O encontro entre governadores, membros da ONU e secretários estaduais, em Porto Velho (RO), terá entre seus principais temas a governança fundiária e o meio ambiente
Creas dispõe de Serviço de Proteção Especializado no Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica em Porto Velho
O serviço oferece uma escuta acolhedora com psicólogos e assistentes sociais
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook