Ministério da Infraestrutura certifica pontos de parada e descanso de caminhoneiros

No total, 18 PPDs já foram certificados em 10 estados. Locais precisam cumprir requisitos básicos para funcionar

Daniel Marques/Brasil 61
Publicada em 08 de agosto de 2020 às 12:38
Ministério da Infraestrutura certifica pontos de parada e descanso de caminhoneiros

O Ministério da Infraestrutura certificou mais nove postos de combustível como pontos de parada e descanso de caminhoneiros, os chamados “PPDs”. Em março, 12 estabelecimentos já haviam sido certificados. Apesar da existência desses pontos ser prevista desde 2015, o reconhecimento oficial dos estabelecimentos começou neste ano.

A certificação dos PPDs foi uma das demandas de motoristas durante a greve dos caminhoneiros em 2018. A lista e localização dos estabelecimentos está disponível na Portaria nº 1.640, de 3 de agosto de 2020.

Nova Lei do Gás pode ampliar oferta e infraestrutura de gás natural no Amazonas

Para que um estabelecimento seja certificado, ele precisa cumprir uma série de requisitos para garantir o conforto e a tranquilidade dos motoristas na hora de fazer a pausa. Primeiro, precisa de alvará de funcionamento. São requisitos: banheiros divididos por sexo, com gabinetes individuais com trava, cesta de lixo e papel higiênico, pia e papel toalha e chuveiros com água quente. Não é permitido que os sanitários sejam substituídos por banheiros químicos. Os chuveiros precisam ter suporte para sabonete e para toalha. 

Também é necessário que os PPDs tenham um ambiente para refeições limpo com mesas e cadeiras, além de acesso fácil e gratuito à água potável. Além disso, o local de repouso e descanso, onde os caminhões ficam estacionados, precisa obrigatoriamente ter vigilância ou monitoramento eletrônico.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook