Ministério Público de Rondônia é destaque em 10º Congresso Internacional de Mindfulness em São Paulo
O objetivo é a melhoria na Qualidade de Vida no Trabalho - em especial dentro do serviço público - e com enfoque na promoção da saúde mental
Psicólogas, Amanda e Daniela, acompanhadas do Presidente do Congresso, Marcelo Demarzo
O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), representado pelas Analistas em Psicologia; Amanda Souza de Oliveira Cabral Bruno, que é a Chefe do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DESEP), e Daniela Bentes de Freitas, Assessora de Gestão de Pessoas; ambas do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), alcançaram o 3º lugar em trabalho inscrito no Congresso Internacional de Mindfulness, da Universidade de São Paulo (USP), de 6 a 8 de novembro, em Ribeirão Preto – SP. Desde o ano de 2017 cursos e palestras sobre o tema têm sido ofertados pelas servidoras aos integrantes do MPRO. Em março deste ano, com uma ação inédita de qualidade de vida no serviço público, foi implementado o “Momento Mindfulness”.
Premiação
O trabalho, inscrito na categoria "Relato de Experiência", apresentou os resultados do "Momento Mindfulness" e destacou-se dentre os 21 trabalhos apresentados no Congresso da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), alcançando o 3º lugar.
A atividade consiste em práticas meditativas atencionais conduzidas pelas psicólogas, na modalidade virtual, com duração de até 15 minutos, de segunda a sexta-feira. O objetivo é a melhoria na Qualidade de Vida no Trabalho - em especial dentro do serviço público - e com enfoque na promoção da saúde mental.
A atividade diária surgiu como produto resultante de cinco turmas dos cursos de mindfulness promovidos pela Escola Superior do Ministério Público de Rondônia (EMPRO) nos anos 2018, 2019 e 2023.
O Secretário-Geral do MPRO, o Promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes, destacou a relevância do trabalho apresentado pelas psicólogas. “Essa conquista é reflexo da dedicação de ambas, que, com sutileza e competência, contribuíram para a implementação e promoção da prática de mindfulness no ambiente de trabalho, com impacto positivo para todos os participantes”, ressalta.
Resultados
A fim de mensurar os benefícios das meditações praticadas, as psicólogas realizaram pesquisa quantitativa por meio da aplicação de 5 instrumentos técnicos com os 10 participantes mais assíduos dos encontros, realizados entre março e setembro deste ano.
O grupo experimentou benefícios promovidos por práticas de habilidades atencionais e autocompassivas, executadas em experiências periódicas. De acordo com a pesquisa, as práticas meditativas foram importantes na ação de autocuidado com a saúde mental, com potencial de gerar bem-estar psicológico.
Quinta edição do MP Itinerante recebe reforço da Receita Federal
Ação acontecerá entre os dias 3 e 5 de dezembro, na Zona Leste da Capital
MP em Debate Acadêmico destaca Crimes contra a ordem tributária em palestra na FIMCA
Destacou que no Brasil, a sonegação fiscal e a apropriação indébita tributária estão tipificadas como crime na Lei 8.137/90, sendo considerada uma infração à ordem tributária
Nova Acrópole promove Dia Mundial da Filosofia em Porto Velho
Palestra e eventos culturais fazem parte da programação gratuita para celebrar a data
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook