Ministérios firmam compromisso para evitar gravidez na adolescência
E uma das primeiras medidas do Governo foi sancionar a Lei 13.798, que instituiu a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que será realizada anualmente, para aumentar a divulgação de informações sobre medidas preventivas e educativas.
De cada mil crianças que nascem no Brasil, aproximadamente 58 são filhos de adolescentes entre 15 e 19 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. Então para reduzir o número de jovens gestantes, a partir de agora, o Governo Federal vai abordar o tema de maneira estratégica por quatro ministérios, que vão trabalhar em conjunto na elaboração e execução de políticas e ações na área. Ontem (08), durante assinatura de uma carta de compromisso para redução da gravidez na adolescência, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, deu um exemplo da importância de trabalhar esse assunto em diversos ministérios.
“Os Ministérios precisam trabalhar com os mesmos números, com as mesmas situações e desdobramentos de situações. As valências, às vezes, são diferentes, mas elas impactam no nosso por que. Quando nós falamos de gravidez na adolescência e evasão escolar, eu estou falando que cada ano perdido da grade escolar aumenta mortalidade infantil então a evasão escolar é problema para saúde pública”.
E uma das primeiras medidas do Governo foi sancionar a Lei 13.798, que instituiu a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que será realizada anualmente, para aumentar a divulgação de informações sobre medidas preventivas e educativas. Quem explica é a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.
“Tudo que diz respeito à gravidez na adolescência será feito com os quatro Ministérios, com o objetivo de uniformizar as ações, o discurso, a forma como vai ser conduzida, a linguagem, o público-alvo. Então a partir de agora essa campanha terá esse olhar especial de quatro ministérios”.
A carta de compromisso foi assinada entre o Ministério da Saúde, Ministério da Cidadania, Ministério da Educação e o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. O documento tem o objetivo de promover apoio profissional e qualificado em prevenção à gravidez na adolescência, além de garantir ampliação e qualificação aos serviços de Atenção Básica, ações educativas voltadas à família e o incentivo de pesquisas científicas sobre os efeitos da gravidez na adolescência.
ALE repudia agressão a deputado empurrado e expulso quando fiscalizava usina em Rondônia
Assembleia promete tomar providências para assegurar fiscalização da usina e prerrogativas do parlamentar.
Guedes inicia pós graduação de planejamento estratégico em gestão pública
Guedes observou grande empolgação dos dirigentes do IFRO em suas falas destacando os importantes avanços da instituição em suas parcerias com o poder público.
Adelino Follador acompanha danos provocados pelas chuvas em Ariquemes
Chuvas mais intensas devem continuar no Estado até pelo menos o dia 21 de fevereiro.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook