Ministro do STF determina realização do Censo 2021
Contagem populacional foi suspensa por falta de orçamento
O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou hoje (28) que o governo federal adote as medidas necessárias para realização do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), previsto inicialmente para 2020 e adiado para 2021, devido à pandemia do novo coronavírus. Cabe recurso contra a decisão.
Na semana passada, o Ministério da Economia informou que o Censo não será realizado por falta de orçamento. Inicialmente, estavam previstos R$ 2 bilhões para realização da pesquisa, mas, durante a tramitação da lei orçamentária no Congresso Nacional, R$ 1,76 bilhão foram cortados pelos parlamentares, inviabilizando a realização da contagem populacional.
O ministro atendeu ao pedido liminar feito pelo governo do Maranhão, que alegou omissão da União na alocação de recursos para realização do censo. Segundo Marco Aurélio, a Constituição obriga a realização do levantamento de dados.
“Surge imprescindível atuação conjunta dos Três Poderes, tirando os compromissos constitucionais do papel. No caso, cabe ao Supremo, presentes o acesso ao Judiciário, a aplicabilidade imediata dos direitos fundamentais e a omissão dos réus, impor a adoção de providências a viabilizarem a pesquisa demográfica”.
Procurada pela reportagem, a Advocacia-Geral da União (AGU) informou que ainda não foi notificada sobre a decisão.
Os dados populacionais do Censo são utilizados para os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e para uma série de outras transferências da União para estados e municípios. A última contagem da população foi realizada no Censo Demográfico de 2010.
Idosos com mais de 80 anos devem retornar para a segunda dose da vacina AstraZeneca
Pessoas com mais de 60 anos que agendaram pelo site também receberão a 1° dose do mesmo imunizante
Se o governo Bolsonaro é um 'desastre', o que dizer dos governos Lula e Dilma?
E o que dizer, ainda, da passagem do PT pela prefeitura de Porto Velho
Prefeitura avança com obras de melhoria na infraestrutura dos bairros de Porto Velho
Com tempo mais seco, trabalhos são acelerados para atender demandas dos moradores
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook