Ministro do Supremo manda abrir CPI da Pandemia
Pedido de senadores preenche preceitos constitucionais, diz Barroso
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou nesta quinta-feira (8) que o Senado adote as medidas necessárias para a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia de covid-19.
Barroso atendeu ao pedido de liminar feito pelos senadores Jorge Kajuru (GO) e Alessandro Vieira (RS), ambos do Cidadania. Os parlamentares alegaram suposta omissão da Casa na instalação da comissão.
Ao analisar o mandado de segurança, o ministro entendeu que a CPI deve ser instalada porque preenche os requisitos constitucionais.
“É certo que a definição da agenda e das prioridades da Casa Legislativa cabe ao presidente da sua Mesa Diretora. No entanto, tal prerrogativa não pode ferir o direito constitucional do terço dos parlamentares à efetivação da criação da comissão de inquérito”, decidiu o ministro.
Barroso também determinou que sua decisão individual seja incluída na sessão virtual de julgamentos da Corte, que está prevista para começar no dia 16.
Covid-19: Rondônia com 195.138 casos e 4.464 mortes; Porto Velho registrou 13 mortes nas últimas 24h
Nesta quinta-feira (8) foram registrados 45 óbitos por Covid-19 em Rondônia, no qual 13 foram em Porto Velho
Tenente do Exército perde o posto e a patente após ser condenado por receber propina de empresa do ramo hospitalar
Durante as investigações que levaram o militar à condenação, ficou comprovado que a empresa havia sido credenciada a prestar o serviço a pacientes encaminhados pelo FUSEx e auferiu ganhos em torno de mais de R$ 3 milhões, que foram pagos pela administração militar
Pesquisa constata reinfecções de covid-19 com sintomas mais fortes
Estudo da Fiocruz reforça que a doença em forma branda não imuniza
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook