Neta de Euro Tourinho, presidente da Ameron se emociona em homenagem póstuma ao avô

Meu avô está em meio a grupo em que só consigo reconhecer pessoas de bem”, declarou, comovida, a magistrada

Assessoria de Comunicação - Ameron
Publicada em 08 de abril de 2021 às 14:32
Neta de Euro Tourinho, presidente da Ameron se emociona em homenagem póstuma ao avô

O lendário jornalista Euro Tourinho está eternizado nas instalações da Associação Luz do Alvorecer, pois a sua família autorizou que, com seu nome, fosse denominado anexo da sede social, com duas salas que servirão para atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social e acolhidas no Programa Alvorecer.

Visivelmente emocionada, a presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), Euma Tourinho, também é neta do jornalista falecido em 2019, agradeceu a lembrança e o reconhecimento aos anos de trabalho dedicados pelo avô à sociedade rondoniense. “Em todos esses anos dedicados à imprensa, jamais vi o meu avô comercializar notícias, pois ele não admitia que as matérias fossem compradas. A mercantilização de notícia, para falar bem ou mal de alguém, para ele era inadmissível, o que, penso, tenha sido a principal causa para o encerramento das atividades do seu jornal. Ele está aqui representado e no meio de tantas pessoas generosas, o que acontece, de igual modo, com integrantes das famílias Coelho e Cavalcante e outros que, de igual modo, denominam salas da sede social da ALUZ. Meu avô está em meio a grupo em que só consigo reconhecer pessoas de bem”, declarou, comovida, a magistrada.

Falecido em 2019, aos 97 anos, Euro Tourinho era conhecido como um dos jornalistas mais antigos em plena atividade, pois, até os momentos derradeiros continuava a exercer a profissão. Igualmente, registrou os principais ciclos do desenvolvimento do Estado de Rondônia e dirigiu um dos jornais mais antigos da Amazônia, o Alto Madeira.

O anexo Jornalista Euro Tourinho comporta duas salas, o Espaço Empreender José Sálvio Coelho e a Sala de Atendimento Social Linda Maia. Nesse espaço, em parceria com o SENAC, serão ministrados cursos às famílias acolhidas pelo Programa Alvorece. “Hoje é um dia histórico para a Associação Luz do Alvorecer e a inauguração desse anexo revela que ALUZ está dando certo, ou seja, os nossos objetivos estão sendo alcançados com sucesso. Tanto é que, em curto espaço de tempo, nossas instalações já se tornaram acanhadas. Estamos homenageando três figuras de relevo e destaque no município de Porto Velho e no Estado de Rondônia”, afirma o desembargador Gilberto Barbosa, voluntário da ação social.

Além do desembargador Gilberto Barbosa, outros magistrados rondonienses costumam despender parte do tempo para o exercício do trabalho voluntário e ações filantrópicas, à exemplo do desembargador Isaias Fonseca Moraes no Núcleo de Apoio às Crianças com Câncer (NACC) e o desembargador Renato Martins Mimessi na Associação de Cristãos para Ação nas Ruas (Acriar).

Ao todo são 27 magistrados que atuam como voluntários da Associação Luz do Alvorecer, sendo eles os desembargadores Alexandre Miguel; Raduan Miguel Filho; Oudivanil de Marins; Osny Claro de Oliveira Júnior; José Antônio Robles; José Jorge Ribeiro da Luz; Hiram Souza Marques, Gilberto Barbosa Batista dos Santos; Eurico Montenegro Júnior; Isaias Fonseca Moraes e os juízes Glodner Luiz Pauletto; Euma Mendonça Tourinho; Renato Bonifácio de Melo Dia; Ana Valéria de Queiroz Santiago Zipparro; Audarzean Santana da Silva; Dalmo Antônio de Castro Bezerra; Duílla Sgrott Reis; Ênio Salvador Vaz; Simone de Melo; Francisco Borges Ferreira Neto; Silvana Maria de Freitas; Guilherme Ribeiro Baldan; Inês Moreira da Costa; Johnny Gustavo Clemes; Roberta Cristina Garcia Macedo; Marcos Alberto Oldakowski; e Paulo José do Nascimento Fabrício.

A Associação Luz do Alvorecer foi instituída em março de 2020 e é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que nasceu da inspiração de um grupo de profissionais que acredita na força transformadora do aperfeiçoamento pelo viés da educação. A entidade, com o olhar para a família como um todo, tem por missão iluminar e motivar pessoas na conquista da autorrealização e resgate da cidadania, sem descurar da sustentabilidade da renda, com ênfase para o desenvolvimento socioeconômico local e regional.

Com essa visão, a Associação Luz do Alvorecer propõe-se a acolher indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, além de desenvolver ações que promovam a qualidade de vida e a autonomia dos indivíduos de forma a fazê-los perceber que a “luz” desse novo “alvorecer” representa o iluminar da consciência de que a dignidade e a liberdade advêm do estudo, disciplina e perseverança.

A sede social da Associação Luz do Alvorecer está situada na Rua Jacy-Paraná, 2496, Bairro Mato Grosso (próxima à Avenida Rafael Vaz e Silva). Para se associar, se dispor do trabalho voluntário ou realizar doações, basta acessar o site da instituição, no endereço eletrônico: https://luzdoalvorecer.org.br/como-ajudar/ ou pelo telefone: (69) 99214-1703. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook