Ministro Luis Roberto Barroso é eleito presidente do STF
Posse será no dia 28 de setembro
O ministro Luis Roberto Barroso foi eleito, nesta quarta-feira (9), para o cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A partir do final de setembro, Barroso vai comandar a Corte pelo período de dois anos. O STF informou que a posse será no dia 28 de setembro.
A eleição do ministro foi realizada de forma simbólica pelo plenário da Corte. Atualmente, Barroso ocupa o cargo de vice-presidente e seria o próximo integrante do STF a presidir o tribunal.
Barroso assumirá o cargo após a ministra Rosa Weber, atual presidente, deixar o cargo. Em setembro, a ministra completará 75 anos e atingirá a idade para aposentadoria compulsória. O próximo vice-presidente será Edson Fachin.
Ao ser saudado pela eleição, Barroso declarou que será honroso chefiar o Judiciário brasileiro. "Recebo com imensa humildade essa tarefa que me é confiada e consciente do peso dessa responsabilidade. Pretendo dignificar a cadeira", afirmou.
A saída de Rosa Weber permitirá que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça a segunda indicação para a Corte no terceiro mandato dele. O primeiro indicado foi o ministro Cristiano Zanin.
Matéria alterada às 15h49 para acréscimo da data da posse de Barroso como presidente do STF.
Inep divulga gabarito preliminar de prova da 1ª etapa do Revalida
Prazo para entrar com recurso começa nesta quarta-feira
Agosto Vermelho busca conscientizar sobre acidentes com rede elétrica
Em 2022, país registrou 756 acidentes envolvendo eletricidade
TCE-RO lança edital para credenciamento de intérpretes de Libras
O procedimento visa atender as necessidades do Tribunal de Contas (TCE-RO) e uma de suas unidades, a Escola Superior de Contas (ESCon)
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook