Polícia Federal prende ex-diretor-geral da PRF Silvinei Vasques
Operação Constituição Cidadã investiga interferência nas eleições
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (9), a Operação Constituição Cidadã, para investigar possíveis ações de agentes públicos para interferir no processo eleitoral do segundo turno das eleições presidenciais de 2022. O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi preso.
De acordo com as investigações da PF, integrantes da PRF teriam feito bloqueios em estradas da Região Nordeste para dificultar o trânsito de eleitores no dia 30 de outubro de 2022.
“Os crimes apurados teriam sido planejados desde o início de outubro daquele ano, sendo que, no dia do segundo turno, foi realizado patrulhamento ostensivo e direcionado à Região Nordeste do país”, explicou a PF, em nota.
Estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Rio Grande do Norte. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A operação conta ainda com o apoio da Corregedoria-Geral da PRF, que determinou a coleta de depoimento de 47 policiais rodoviários federais.
“Os fatos investigados configuram, em tese, os crimes de prevaricação e violência política, previstos no Código Penal Brasileiro, e os crimes de impedir ou embaraçar o exercício do sufrágio e ocultar, sonegar, açambarcar ou recusar no dia da eleição o fornecimento, normalmente a todos, de utilidades, alimentação e meios de transporte, ou conceder exclusividade dos mesmos a determinado partido ou candidato, do Código Eleitoral Brasileiro”, diz a nota.
A PF informou ainda que o nome da operação - Constituição Cidadã - é uma referência à Constituição Brasileira, promulgada em 1988. Nela, estão expressos os direitos dos cidadãos, entre eles o direito ao voto, “maior representação da democracia”.
Coluna Simpi – Ufa! Chegamos aos 30 Anos
No marco desse aniversário especial, Leonardo Sobral, presidente do SIMPI Rondônia, relembra o percurso repleto de desafios e vitórias, delineando o propósito da associação sindical e suas conquistas ao longo dos anos
OABRO adere ao movimento ‘Agosto Lilás’, contra a violência de gênero e ilumina a sede com o tema
A campanha acontece durante o mês de agosto em alusão à data de entrada em vigor da Lei Maria da Penha, um marco legislativo no combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres
Marcio Nogueira integra comitiva do Sistema OAB que leva ao Senado nota técnica com sugestões de emendas da advocacia à reforma tributária
Márcio Nogueira no último mês abriu um diálogo com a bancada de Rondônia do Senado Federal para debater a Reforma Tributária
Comentários
Mas a investigação sabe quem mandou a ordem de cima. Não 👎 não tá difícil. Tem as provas justiça ⚖️ é Sega mas encherá..
A Justiça tarda , mas em algumas situações, não falha.... Se fodeu e agora esperemos a vez da famílicia Bostonaro.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook