Módulo Precalc: Inovação simplifica cálculos de prescrição penal
O Módulo Precalc representa um avanço significativo na gestão processual do Judiciário de Rondônia
Em uma parceria estratégica entre o Núcleo de Aprimoramento do 1º Grau (Nuapri), o Departamento Judicial (Dejud) e o Departamento Judiciário Administrativo (Dejad), da Corregedoria Geral, foi desenvolvido o Módulo Precalc, uma ferramenta que promete simplificar e agilizar o cálculo da prescrição da pretensão punitiva em abstrato no Estado de Rondônia.
O Precalc surge como uma resposta às demandas por maior eficiência e precisão no Poder Judiciário, oferecendo recursos avançados para identificar processos prescritos, prevenir a prescrição e melhorar a prestação jurisdicional como um todo.
Gestão Processual
O módulo, que se baseia no artigo 109 do Código Penal, realiza cálculo da prescrição de forma segmentada, produzindo relatórios que identificam os processos em que a prescrição já ocorreu, estão próximos da prescrição ou que necessitam de informações adicionais para o cálculo.
Para isso, usuários só precisam selecionar a infração penal em cada processo, e os demais campos serão preenchidos automaticamente com base nos movimentos registrados conforme a TPU/CNJ e nas informações cadastradas nos processos.
Entretanto, é importante ressaltar que o não cadastramento correto das informações ou a utilização de movimentos em desconformidade com a TPU/CNJ pode prejudicar a precisão dos cálculos, impactando diretamente no processo judicial.
Garantia de Precisão e Correção
Caso seja identificada qualquer incorreção nas informações utilizadas, os usuários têm a possibilidade de editar os campos pertinentes e solicitar a execução do cálculo novamente, garantindo assim a precisão e correção nos resultados.
Impacto na Prestação Jurisdicional
O Módulo Precalc representa um avanço significativo na gestão processual do Judiciário de Rondônia. Ao possibilitar uma identificação mais rápida e precisa dos processos prescritos, bem como prevenir a prescrição, contribui diretamente para aprimorar a qualidade da prestação jurisdicional, fortalecendo a eficiência e a celeridade na resolução dos casos.
Novo PAC Saúde traz benefícios para Rondônia
Serão construídas 15 novas Unidades Básicas de Saúde, abrangendo 14 municípios do estado
MPF atua para assegurar funcionamento regular do Conselho Estadual de Saúde de Rondônia
Presidente do conselho enviou ofício informando que redução de 82% no orçamento inviabilizaria funcionamento do órgão em 2024
MPRO cobra medidas de prevenção para evitar possível crise hídrica
O termo crise hídrica tem sido usado para caracterizar a falta de água para abastecimento humano
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook