Moradores recebem títulos e comemoram a segurança jurídica das propriedades urbanas
A iniciativa faz parte das ações de desenvolvimento territorial do Plano Estratégico do governo na promoção no desenvolvimento econômico do Estado
José Aldo agradece pelo título ser entregue gratuitamente às pessoas de baixa renda
Não é apenas um documento. Com os títulos nas mãos, Helena Alves, 65 anos, Lúcia Assis,62 anos, Aldo José, 44 anos e outros 24 moradores de Urupá comemoraram uma das conquistas mais aguardada por eles, a segurança de morar em um lugar legalmente reconhecido como de propriedade deles. A entrega dos títulos de lotes urbanos aconteceu no sábado (10), na Câmara de Vereadores.
Essa é a primeira vez que Lucia tem em mãos o título de uma propriedade no seu próprio nome. ‘‘Agora está legalizada no meu nome’’, conta emocionada já fazendo planos de conseguir financiamento para melhorar o lugar onde mora.
Lúcia Assis se emociona ao receber o título da propriedade depois de 25 anos morando no município de Urupá
Aldo também compartilha da experiência de ter pela primeira vez o título de um imóvel e destaca a gratuidade do programa. ‘‘Se fosse para eu pagar, eu não ia ter condições. Quero agradecer por esse programa que ajuda pessoas de baixa renda, como eu’’.
Outra que também esperava cheia de expectativa pelo título da moradia era Helena. Moradora de Urupá desde 1992, ela destacou a satisfação de ter o documento da casa. ‘‘Agora eu me sinto mais segura tendo essa garantia que está no meu nome’’, afirma.
Além dos 27 títulos, Urupá já foi contemplado anteriormente com outros 159 títulos, mas a meta é que 1.100 lotes urbanos passem a ter o título definitivo através do programa Título Já, que está sendo executado em 17 municípios de Rondônia para regularização de 33 mil imóveis.
A iniciativa faz parte das ações de desenvolvimento territorial do Plano Estratégico do governo na promoção no desenvolvimento econômico do Estado.
Para o prefeito de Urupá, Célio Jesus, a entrega de títulos traz um grande benefício para o município e para as pessoas que aguardavam há anos para ter o documento definitivo das propriedades. Segundo o superintendente Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), Constantino Erwen, a missão dada pelo governador é que se destrave todo o processo de regularização para dar dignidade à população.
Helena Alves, 65 anos, destaca satisfação de receber o título
‘‘É uma demanda grande e estamos trabalhando nisso. Pedimos que os municípios atuem mais, junto com a gente, para que possamos alcançar mais famílias. É uma questão de honra para o governador, que a regularização de terras avance”, conta o superintendente.
A solenidade da entrega de títulos contou ainda com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel José Hélio Cysneiros Pachá, que representou o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, e esteve no município para inauguração do sistema de videomonitoramento.
Também participou do evento, o diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), coronel Erasmo Meireles, que destacou o trabalho feito pelo governo para melhoria das estradas. ‘‘A região de Urupá está tendo a atenção do DER, principalmente através da operação tapa buraco na RO 473, que liga a BR 364 até Urupá. Fizemos ainda a galeria tripla que era um anseio da população e foi possível graças ao empenho do nosso governador Marcos Rocha’’, disse.
A solenidade ainda contou com a participação de prefeitos e vices dos municípios vizinhos que falaram sobre a importância do conjunto de ações que governo tem feito na região.
Procurador-Geral de Justiça recebe a visita do presidente da OAB Rondônia
No encontro, foram discutidos temas de interesse comuns das duas instituições e os encaminhamentos tomados pelo Ministério Público do Estado de Rondônia para apurar as responsabilidades decorrentes do vazamento dos áudios acerca da Operação Pau Oco
Força tarefa fiscaliza supermercados na capital em proteção ao consumidor
Ao todo 20 homens fiscalizaram estabelecimentos em Porto Velho. A ação contou com a participação do Procon, da Policia Civil, da Vigilância Sanitária e do Ipem
Oferta de vagas pelo Sine Estadual aumenta em 246% em 2019
Rondônia em comparação a outros estados está se destacando com uma taxa de desemprego pequena, cerca de 6,7% em comparação a outros estados com números elevados
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook