Moraes garante direito ao silêncio a coronel da PM em depoimento à CPI
Ministro também negou pedido de compartilhamento de provas
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou hoje (15) o coronel Jorge Eduardo Naime, que comandou a Policia Militar em 8 de janeiro, a permanecer em silêncio em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, que está em andamento na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A oitiva está prevista para amanhã (16), às 10h.
Na decisão, Moraes também definiu que a presença do coronel no depoimento não é obrigatória. Naime é investigado no caso e está preso por determinação do ministro.
“Observo, entretanto, que a condução de Jorge Naime Barreto, que encontra-se preso preventivamente, deverá ser feita mediante escolta policial e somente ocorrerá se houver sua prévia concordância, uma vez que essa Corte Suprema declarou a inconstitucionalidade de conduções coercitivas de investigados ou réus para interrogatórios/depoimentos.
Compartilhamento
Na decisão, Moraes também negou pedido de compartilhamento de provas com a CPI. O ministro informou aos deputados distritais que inquéritos, laudos e relatórios produzidos nas investigações que estão em andamento no Supremo são sigilosos.
O ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres também foi chamado para depor na CPI. A oitiva foi marcada para 23 de março, mas a presença dele também será facultativa pelos mesmos motivos.
CNJ quer informações de processo sobre assassinato de Marielle
Corregedor dá cinco dias para saber quando acusados serão julgados
Ex-deputado federal por Roraima toma posse como ministro do TCU
Jhonatan de Jesus foi indicado para o cargo pela Câmara
Fala para constranger parlamentares trans pode configurar violência política de gênero, afirma GT do MP Eleitoral
Para grupo, discurso do deputado federal Nikolas Ferreira pode, em tese, ser considerado crime previsto no Código Eleitoral
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook